Notícias Notícias

Voltar

Telessaúde do Hospital Júlio Müller recebe prêmio internacional na Suíça

Reconhecimento

Telessaúde do Hospital Júlio Müller recebe prêmio internacional na Suíça

Em 2018, foram realizados mais de 549 mil atendimentos de teleconsultoria, exames, módulos de Tele-educação e acessos ao Canal Tele Educa

Cuiabá (MT) – A atuação do programa Telessaúde de Mato Grosso foi condecorada com o prêmio WSIS Prizes 2019, em Genebra, na Suíça, na última semana. O Núcleo Técnico-científico Telessaúde de Mato Grosso existe por meio de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e funciona no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e à Rede Ebserh.

Por meio do Núcleo de Telessaúde, em 2018 foram realizados mais de 549 mil atendimentos entre os serviços de teleconsultorias, exames de Tele-estomatologia (que trata das doenças da boca e dos dente), exames de Teledermatologia (que trata das doenças da pele), módulos de Tele-educação e acessos ao Canal Tele Educa. Essa atuação levou ao reconhecimento internacional, sendo a única indicação brasileira na competição na categoria “E-Health”.

Para receber o prêmio, estiveram na Suíça a superintendente do HUJM, Elisabeth Furtado, o secretário estadual da Saúde de MT, Gilberto Figueiredo, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Serra, a coordenadora geral e o coordenador de campo do Telessaúde MT, Maria Conceição Villa e Valdelírio Venites, e o técnico do programa, Fábio da Silva. Segundo Gilberto Figueiredo, “o reconhecimento do programa em âmbito mundial se deve graças ao êxito das parcerias institucionais entre a Secretaria de Estado de Saúde, a UFMT e o HUJM”.

O World Summit on the Information Society (WSIS) Forum 2019 é organizado por diversas entidades, entre elas, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O evento reúne mais de três mil participantes de 150 países, representa o maior encontro anual da comunidade de Informação e Comunicação (TIC) e oportuniza o debate sobre tendências, evoluções e desafios dos tópicos digitais.

Com informações da SES-MT