Hospital Universitário Julio Müller - HUJM

Universidade Federal do Mato Grosso

Ensino e Pesquisa Ensino e Pesquisa

NATS NATS

NATS

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE 

DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JULIO MÜLLER 

NATS - UFMT

 

O NATS do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh) foi criado em de 24 de maio de 2016 pela Portaria nº 146. É uma instância consultiva, de natureza técnico-científica permanente vinculado ao setor de gestão de pesquisa e inovação tecnológica – SEGPTI que está vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e tem como finalidade primordial fornecer aos tomadores de decisão, pareceres técnicos científicos (PTC) sobre incorporação e desincorporação de tecnologias em saúde que avaliem eficácia, segurança, efetividade, custo-efetividade e impacto orçamentário.

Histórico                                                                                          

Apesar da criação do NATS-HUJM ser recente, o Hospital Universitário Júlio Muller, desde 2010 já atuava com o Centro de Informações de Medicamentos (CIM-HUJM) fornecendo aos profissionais de saúde e gestores informações independentes, fidedignas e baseadas nas melhores evidências disponíveis.

Desde 2007 o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) tem mantido uma relação com a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) para o desenvolvimento e propagação das avaliações baseadas em evidências. Assim, em 2007 a SES-MT financiou uma capacitação de 23 dias (08 horas diárias) para um profissional farmacêutico no Centro Brasileiro de Informações sobre medicamentos (CEBRIM) situado em Brasília-DF. Após essa capacitação criou-se então o Centro de Informações sobre Medicamentos do Estado de mato Grosso (CIM-MT) em 2008 que teve sua localização dentro do Hospital Universitário Júlio Muller.

Em 2010 por motivos jurídicos o nome do CIM-MT mudou-se para CIM-HUJM, mas a parcerias com a SES-MT permaneceu. Durante a existência do NATS-HUJM foram atendidas mais de 400 solicitações tanto do Hospital como do Estado, no entanto, o serviço do NATS sempre foi realizado por apenas um profissional que foi capacitado anteriormente.

Essa parceria do Hospital Universitário Júlio Muller com SES-MT se intensificou com a criação da Comissão Permanente de Farmácia Terapêutica do Estado de Mato Grosso (CPFT-SES/MT) gerando diversos termos de cooperação sendo o mais recente assinado em 15/05/2019 pelo período de 2019-2021 e prorrogável por 02 anos.

 Em 2016 criou-se o NATS-HUJM que englobou o CIM-HUJM e que continuou a realizar trabalhos em parceria com a CPFT-SES, agora, com finalidade não só de informações sobre medicamentos, mas com avaliações de tecnologias Saúde para o Estado de Mato Grosso e HUJM, como produção de pareceres técnicos científicos (PCDT), protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas e protocolos de dispensação de medicamentos como pode ser visto na página da CPFT

MEMBRO DA REBRATS

A REBRATS é uma rede Brasileira de avaliação de tecnologias em Saúde que busca estabelecer a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias. E possui mais de 100 NATS do Brasil cadastrados como membros.

O NATS-HUJM é um dos dois únicos NATS do Estado de Mato Grosso que faz parte desta rede, seu credenciamento ocorreu em junho de 2016. Veja mais informações na página da REBRATS. 

OBJETIVO

Os principais objetivos do NATS-HUJM são:

  • Assessorar, técnica e cientificamente, a gestão do Hospital, nos processos que envolvem avaliações, incorporações, desincorporações e substituições de tecnologias em saúde, com base nas melhores evidências científicas disponíveis, considerando as medidas de impacto documentadas e sua aplicabilidade no contexto do Hospital Universitário Júlio Muller- HUJM
  • Oferecer suporte técnico-científico às Comissões existentes no Hospital para elaboração das informações técnicas, notas técnicas, pareceres técnico-científicos, revisões sistemáticas, metanálises, e estudos econômicos relativos aos processos de incorporação de novas tecnologias em saúde
  • Divulgar e promover cursos e eventos referentes à ATS e à Prática em Saúde Baseada em Evidências, para profissionais de saúde, residentes e alunos da graduação e pós-graduação do Hospital.
  • Fornecer, por meio do CIM-HUJM, informações rápidas sobre medicamentos baseadas nas melhores evidência disponíveis.

COMO SOLICITAR O SERVIÇO DO NATS

Todo profissional de saúde pode solicitar um parecer técnico científico (PTC) ou nota técnica, no entanto, existe um fluxo para solicitação (Veja o Fluxo).

Formulário de solicitação de Incorporação de tecnologias em Saúde.

 

DOCUMENTOS

  • Regimento Interno
  • Manual de avaliação de tecnologias em Saúde
  • Diretrizes de Implantação do NATS - Ebserh

 

LEGISLAÇÃO

Portarias de atualização de membros do NATS

PARECERES

 

BOLETINS

 

NOTAS TÉCNICAS

 

EVENTOS E CURSO REALIZADOS

 

  • II Workshop sobre Avaliação de Tecnologias – Abril/2018
  • II Workshop Mato-grossense de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e 1º encontro de profissionais de ATS de MT- em Saúde como Ferramenta na Tomada de Decisão – Junho de 2019

EVENTOS E CURSO PREVISTOS

  •  IV Workshop sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde-Os desafios da ATS nas doenças raras e na oncologia junto com evento ocorrerá o II Encontro de profissionais da ATS de Mato Grosso e I Encontros dos NATS da Rede Ebserh – 28 a 30/05/2020.

PARTICIPAÇÃO DO NATS EM EVENTOS E MÍDIAS

Medicamento à base da maconha pode barrar em leis penais - Circuito Mato Grosso

 

MATERIAL DE LEITURA

LINKS IMPORTANTES

CONITEC - http://conitec.gov.br/

CPFT - http://www.saude.mt.gov.br/cpft

REBRATS- http://rebrats.saude.gov.br/#