Hospital Universitário Julio Müller - HUJM

Universidade Federal do Mato Grosso

Saúde Saúde

Rede Cegonha Rede Cegonha

Rede Cegonha

A Rede Cegonha consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez., ao parto e ao puerpério, bem  como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudável.

São objetivos da Rede Cegonha: a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses; garantia de acesso, acolhimento e resolutividade; e redução a mortalidade materna e infantil com ênfase no comportamento neonatal.

O HUJM promove, semanalmente, visitas guiadas para que as gestantes conheçam as acomodações do local onde ficarão durante o pré-parto, parto e pós parto, e também recebam informações sobre o parto natural, amamentação e quais são seus direitos. Os enfermeiros do Ambulatório I realizam esse trabalho  com objetivo de familiarizar as grávidas com o ambiente hospitalar em que ela terá o bebê. Para ter acesso a este serviço, a gestante deve procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, que tomará as providências para ela participe das visitas.

Vale ressaltar que o HUJM oferece atendimento 24 horas por dia para as demandas em obstetrícia.