Hospital Universitário Julio Müller - HUJM

Universidade Federal do Mato Grosso

Saúde Saúde

Urgência e Emergência Urgência e Emergência

Emergência em Obstetrícia

Emergência em Obstetrícia

O HUJM só possui atendimento de urgência e emergência em serviço de pronto atendimento em obstetrícia. Nestes casos, a gestante e o acompanhante, ao chegarem no hospital, deverão procurar a Central de Marcação de Exames e Consultas, se for de 2ª a 6ª das 07:00 às 19:00, ou a Recepção Central se for no período noturno, final de semana ou feriado, para receber orientações.

Num primeiro momento é aberta ficha de atendimento. Em seguida, a gestante é encaminhada, junto com a ficha que foi aberta, para o setor de Acolhimento e classificação de Risco, onde uma enfermeira de plantão fará a primeira avaliação. Em função dessa  avaliação a gestante receberá uma cor que vai corresponder ao risco avaliado. Cada cor tem um significado e um prazo estabelecido para atendimento. Depois de passar pela Classificação de Risco, as gestantes serão chamadas para o atendimento médico, de acordo com a cor recebida e não pela ordem de chegada.   

                                                                                     

Nos casos em casos de Urgência / Emergência de outras áreas que não a da obstetrícia, o usuário deverá se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Policlínica mais próxima de sua residência. Esta unidade fará o atendimento podendo encaminhar o usuário para o HUJM, mas só depois da confirmação da existência de vaga para internação pela Central de Regulação de Vagas do Município e de contato entre as equipes de saúde – a que está atendendo o usuário e a que vai receber para internação.

Unidade de Atendimento Pediátrico

O HUJM  possui uma unidade de atendimento pediátrico que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, para atendimento de crianças e adolescentes, de zero a 16 anos.

Para atendimento nessa unidade, a mãe ou acompanhante da criança/adolescente deverá se dirigir ao CEMEC para abertura de ficha de atendimento. Há um número de fichas que são distribuídos pela manhã e à tarde. Depois da abertura da ficha a criança será chamada para pesagem e avaliação de temperatura, e aguardará atendimento médico. O atendimento nesse setor é feito por ordem de chegada, a não ser que algum caso grave seja identificado e atendido antes, alterando-se assim a ordem de chamada. Nos finais de semana, feriados e à noite essa unidade não funciona.