Nossa História Nossa História

 

NOSSA HISTÓRIA

O Hospital Universitário de Lagarto (Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro) está inserido no processo de expansão e interiorização da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para atender as necessidades de saúde da população de Lagarto e região. E também para funcionar como espaço de formação, ensino e pesquisa. Nesse aspecto, sendo incorporado à universidade para atender as demandas de formação dos alunos do Campus Universitário de Lagarto, que conta com os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.

Inaugurado em 2010, o então Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro foi planejado em virtude do novo arranjo de saúde que foi implementado no Estado. A unidade hospitalar é atualmente gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, que hoje administra 40 hospitais universitários federais -, fruto de contrato de gestão celebrado entre a empresa pública federal e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Em parceria com as universidades, a estatal tem avançado no aperfeiçoamento dos serviços de atendimento à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sempre vinculando o atendimento à promoção do ensino e da pesquisa nas unidades filiadas.

O HUL-UFS atende ao contingente populacional da região Centro-Sul do Estado, dos seis municípios que integram a Região de Saúde de Lagarto (Lagarto, Simão Dias, Salgado, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto), com uma população estimada em cerca de 255 mil habitantes - além de cidades de outras regionais e da Bahia que fazem divisa com Sergipe como Paripiranga, Adustina, Fátima e Nova Soure.