Notícias Notícias

Voltar

Pacientes e acompanhantes recebem orientação sobre medidas de prevenção à COVID-19

ORIENTAÇÃO

Pacientes e acompanhantes recebem orientação sobre medidas de prevenção à COVID-19

Ação aconteceu nas enfermarias das clínicas Médica e Cirúrgica da unidade hospitalar

Orientar pacientes e acompanhantes quanto às medidas de proteção à COVID-19. Esse o propósito de ação realizada nesta quarta-feira, 22, em todas as enfermarias das clínicas Médica e Cirúrgica do Hospital Universitário de Lagarto, numa iniciativa de residentes de Terapia Ocupacional da unidade hospitalar.

A ação contou com distribuição de cartilha e atividades de educação em saúde, reforçando a importância dos cuidados que devem ser observadas para evitar a infecção pelo Coronavírus. E chamando a atenção para as situações de maior vulnerabilidade ao contágio que devem ser evitadas para minimizar riscos.

“O propósito foi construir junto aos usuários estratégias para os cuidados exigidos, e prestar esclarecimentos sobre a doença e seu tratamento”, observou Janayna Almeida, uma das residentes participantes. “E também contribuir para a adaptação dos pacientes e acompanhantes à rotina no hospital”, comentou, por sua vez, Anderson Passos, residente que também participou da iniciativa.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HUL-UFS faz parte da Rede Hospitalar Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.