Notícias Notícias

Voltar

Índice de elogio a atendimento prestado pelo HUL no último bimestre chega a 47%

OUVIDORIA

Índice de elogio a atendimento prestado pelo HUL no último bimestre chega a 47%

Comparado a bimestre imediatamente anterior, percentual cresceu 42 por cento

A Ouvidoria do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) recepcionou nos últimos dois meses (agosto e setembro) 113 manifestações e deste total 47,03% foram de elogios, o que corresponde a 52 manifestações positivas ao atendimento prestado aos usuários pela unidade hospitalar no período. Comparado ao bimestre anterior (junho/julho), quando foram registradas 125 manifestações e 5,1% de elogios, este percentual cresceu 42,02 por cento.

As outras possibilidades de manifestações que podem ser encaminhadas à Ouvidoria do HUL são reclamação, solicitação, denúncia, sugestão, pedido de simplificação de serviço público.

 

 

agosto/setembro

 

junho/julho

 

Para a ouvidora do HUL, Maria Edjane dos Santos, ações como as campanhas “Elogiar é Motivar” e ‘Sexta do Elogio” contribuíram para o alcance desses índices. “Em agosto iniciamos a ação "Elogiar é Motivar", visitando e conversando com colaboradores da maioria dos setores do hospital”, ressalta. “Incentivando o registro de elogios e trabalhando questões como a valorização dos nossos profissionais, o sentimento de pertencimento e a visibilidade da Ouvidoria”, diz. “Em seguida, em parceria com a Unidade de Planejamento, implementamos a “Sexta do Elogio”, que consiste em publicizar nesse dia os elogios recebidos pela ouvidoria nas telas dos computadores do hospital”, complementa.

Manifestação usuário

Dentre dos elogios recebidos pela ouvidoria, muitos foram direcionados nominalmente a colaboradores do HUL. Foi o caso do Técnico de enfermagem Genisson do Nascimento Cruz, que trabalha no setor de observação da Unidade de Pronto Atendimento e rececebu mensagem de familiar de paciente acolhido no hospital. “Elogio é sempre bom, estimula nosso trabalho no dia a dia do hospital, que nem sempre é facil”; nos impulsiona a manter uma attitude correta perante os pacientes”, observa. “Desta vez o elogio foi enviado a mim, mas gostaria de destacar que ele se estende a toda a equipe”, destaca.  

                                                                     Manifestação encaminhada por J.R.B.B ao

                                                               colaborador Genisson do Nascimento em 31/08/2020

 

A recepcionista, Deise Ferreira Santana, que trabalha há 1 ano e 6 meses na recepção de visitas do HUL e já recebeu mais de um elogio encaminhado pela ouvidoria, destaca a importância das manifestações. “Isso é o que me fortalece a cada dia em meu trabalho”, enfatiza. “Procuro fazer meu trabalho com amor para sempre atender bem ao público e fico muito feliz em saber que estou evoluindo e atingindo este objetivo”, pontua.

 

                                                                Manifestação encaminhada por L.N.M 

                                                                à colabora Deise Ferreira em 23/08/2020  

 

Setores mais elogiados no bimestre agosto/setembro

Unidade de Cirurgia Geral; Unidade de Pronto Atendimento; Unidade de Monitoramento e Avaliação; Divisão Médica; Setor de Logística; Unidade de Clínica Médica; Unidade de Nutrição Clinica.

A Ouvidoria do HUL recebe manifestações como elogio, sugestão, reclamação, solicitação e denúncia através de atendimento presencial (suspenso no momento em decorrência da pandemia) na unidade hospitalar; por telefone através do número (79) 3632.2003; por caixas de coletas disponibilizadas no HUL e Centro de Simulações e Práticas da UFS, por e-mail ouvidoria.hul@ebserh.gov.br; ou, preferencialmente, pelo Fala.BR – plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação. 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HUL-UFS faz parte da Rede Hospitalar Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e atualmente administra 40 hospitais universitários federais.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.