Notícias Notícias

Voltar

Programa Ebserh de Gestão da Qualidade em 100% dos hospitais da Rede

QUALIDADE

Programa Ebserh de Gestão da Qualidade em 100% dos hospitais da Rede

Empresa pública reforça importância da assistência de qualidade nas unidades hospitalares

Lançado em novembro de 2018, o Programa Ebserh de Gestão da Qualidade já foi implantado em 100% dos hospitais vinculados à empresa pública federal, a exemplo do HUL-UFS. O programa é voltado para a promoção da excelência na gestão, educação, pesquisa e extensão em saúde. O resultado foi comemorado esta semana pela instituição, por ocasião do Dia Mundial da Qualidade, ocorrido na quinta-feira, 12.

“Este é o momento de reconhecer o trabalho e envolvimento dos colaboradores da Rede Ebserh no Programa e Selo Ebserh de Qualidade (SEQuali), que buscam incentivar o fortalecimento da cultura de melhoria contínua em busca da excelência dos serviços prestados aos usuários e do campo de prática dos alunos e residentes dos hospitais da Rede Ebserh”, ressalta Rosana Reis Nothen, coordenadora de Gestão Clínica da Ebserh.  

O Programa Ebserh de Gestão da Qualidade consiste em um sistema próprio de avaliação periódica das atividades para promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira. Dentro do Programa, está previsto o selo SEQuali, que visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem os padrões estabelecidos em avaliações externas, após a realização das Avaliações Internas da Qualidade (Avaqualis).

Agora em novembro os hospitais da Rede Ebserh concluíram a primeira edição da Avaqualis (avaliação interna), quando as equipes dos Setores de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde da Rede Ebserh trabalharam com os demais setores dos hospitais nos planos de melhoria dos processos de trabalho. Os resultados embasarão as avaliações externas e as posteriores concessões dos selos de qualidade. Esse trabalho também irá subsidiar a Ebserh no desenvolvimento de ações de apoio às melhorias nos hospitais da Rede.

Para 2021, estão previstas as primeiras visitas aos hospitais mais maduros, do ponto de vista da rede Ebserh, para proceder-se a avaliação externa, que será realizada por profissionais notadamente capazes da própria Rede e por experts de outras unidades hospitalares ou agências acreditadoras. 

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e atualmente administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh, com participação da Comunicação HUL-UFS.