Notícias Notícias

Voltar

HUL readequa estrutura de atendimento Covid frente a aumento de casos no estado

ENFRENTAMENTO À PANDEMIA

HUL readequa estrutura de atendimento Covid frente a aumento de casos no estado

Unidade hospitalar adapta espaços, leitos e serviços para garantir atendimento aos usuários

Com o aumento do número de casos de Coronavírus no estado e região de Lagarto, somado ao término do contrato de seis meses com a empresa responsável pela montagem e estrutura do hospital de campanha, o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) decidiu readequar a parte interna da unidade hospitalar com a mesma estrutura de leitos de UTI que vinha sendo utilizada no hospital provisório.

Com isso, houve adaptação de espaços, leitos e serviços para garantir o atendimento e acolhimento dos usuários, mantendo as equipes de profissionais e os mesmos equipamentos de ventilação mecânica e de monitorização

A medida vai perdurar até o abrandamento ou passagem da pandemia. São 20 leitos de UTI Covid, além de 10 leitos de enfermaria e três de observação/estabilização totalmente dedicados ao atendimento de pacientes acometidos pela infecção.

Para o enfrentamento à pandemia, o Hospital Universitário de Lagarto iniciou os atendimentos em 1º de abril com a Unidade de Doenças Respiratórias (UDR) e depois com o hospital provisório, que vai ter a sua desmontagem iniciada e concluída até a próxima semana.

Na condição de hospital referência para COVID-19 no Estado de Sergipe, o HUL-UFS prestou até agora 3.572 atendimentos a casos suspeitos e confirmados de Coronavírus. E realizou 830 internamentos de pacientes acometidos pela infecção.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HUL-UFS faz parte da Rede Hospitalar Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e atualmente administra 40 hospitais universitários federais.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.