Notícias Notícias

Voltar

Modernização de laboratório possibilita diagnósticos mais precisos e com maior rapidez

MODERNIZAÇÃO

Modernização de laboratório possibilita diagnósticos mais precisos e com maior rapidez

Equipamentos automatizados favorecem realização de exames laboratoriais mais especializados

O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) modernizou o laboratório de análises clínicas e anatomia patológica da unidade hospitalar com a utilização de equipamentos automatizados e insumos para a realização de exames laboratoriais mais especializados.

Fruto do investimento realizado, foram implantados os setores de microbiologia, imunohormônio, hematologia e hemostasia, bioquímica, parasitologia e uranálise, iniciativa essa que vem permitindo maior qualidade e celeridade na liberação dos exames.

“Todos os avanços que a unidade de laboratório vem passando repercutem em uma melhor assistência aos pacientes que procuram o Hospital Universitário de Lagarto”, destaca Paula Viviane, chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HUL.

De acordo com a gestora, a oferta de exames laboratoriais cada vez mais especializados favorecem uma maior segurança aos profissionais no momento do diagnóstico e melhores prognósticos aos pacientes. “Poder contribuir com todos esses avanços é muito gratificante!”, acentua Paula Viviane.

“Com esses investimentos o laboratório do HUL passa a contar com tecnologia de ponta para realização de exames laboratoriais essenciais na avaliação, acompanhamento e diagnóstico de patologias de usuários da unidade hospitalar”, enfatiza por sua vez Rivalbergues Barbosa de Sousa, biomédico chefe da Unidade Laboratorial de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (ULACAP) da unidade hospitalar. “Assim, a equipe médica terá condições de direcionar um tratamento mais específico e eficiente, de acordo com a necessidade de cada paciente”, conclui.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HUL-UFS faz parte da Rede Hospitalar Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.