Urgência e Emergência Urgência e Emergência

Hospital Porta Aberta de Urgência e Emergência

O perfil assistencial do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) é de hospital porta aberta para atendimento de Urgência e Emergência, voltado para a assistência, o ensino, a pesquisa e a extensão.

A admissão no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) se dá através do Acolhimento com Classificação de Risco em atendimento a Urgência e Emergência, Clínica, Pediátrica, Cirúrgica e Ortopédica. Assim como os usuários trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo assegurado equidade e acessibilidade com o objetivo de garantir um atendimento resolutivo ou que minimize o impacto dos agravos à saúde.         

O Acolhimento com Classificação de Risco é feito com base no Protocolo de Manchester, que utiliza um sistema de cores para organizar o atendimento, considerando os sintomas apresentados pelos pacientes. Prevê o atendimento de todos, mas seguindo uma ordem de prioridade relacionada à gravidade de cada caso. Quem mais precisa, os casos mais urgentes são atendidos primeiro. Os casos mais leves ou menos graves, em seguida.