Notícias Notícias

Voltar

Inscrições para concorrer a membro da Cipa devem ser feitas no período de 16 a 30 de agosto

SEGURANÇA DO TRABALHO

Inscrições para concorrer a membro da Cipa devem ser feitas no período de 16 a 30 de agosto

Eleição da gestão 2019-2020 está prevista para os dias 2 e 3 de setembro

Interessados em integrar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) precisam ficar atentos, pois o período de inscrição para participar do processo eleitoral da gestão 2019/2020 está definido. Aberta a todos os funcionários do HULW/Ebserh, a participação no pleito é livre, e as inscrições devem ser feitas entre 16 e 30 de agosto.  

Para se candidatar, é necessário ser empregado público da Ebserh, não estar licenciado ou prestando serviço fora da empresa. O registro de inscrições deve ser feito na sala do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho (Sost), das 8h às 12h e das 13h às 16h, com apresentação do crachá de identificação funcional. Interessados também podem se informar pelo telefone 3216-7743.

A eleição da Cipa está marcada para os dias 2 e 3 de setembro, e a Comissão será composta por 15 representantes dos empregados (sendo oito titulares e sete suplentes) e 15 representantes da alta gestão do hospital. Somente a representação dos empregados ocorrerá por meio de votação secreta. Os demais membros da Comissão serão indicados pela alta gestão do HULW. A obrigatoriedade de formação da Cipa está prevista na Norma Regulamentadora n° 05 – NR 05, aprovada pela Portaria GM 3.214 de 08 de junho de 1978. Confira o documento aqui.

OBJETIVO DA CIPA
De forma geral, os integrantes da Cipa atuam na promoção de ações de segurança e saúde, com foco no reconhecimento de riscos que tenham potencial de causar danos aos trabalhadores, ao patrimônio, ao meio ambiente e à continuidade dos processos de atendimento aos usuários do hospital.

 

“ A Cipa é formada por um grupo de pessoas, que são os funcionários com vínculo Ebserh eleitos e indicados pela gestão, que se reúnem mensalmente para discutir e agir diante de situações que possam pôr em risco a segurança e a saúde dos trabalhadores; e da população em geral”, explica Thaís Grilo, representante da comissão eleitoral e presidente da atual gestão da Cipa.

Para ela, participar desse espaço de discussão e de ação é muito importante. “Faz com que a gente se beneficie e favoreça toda uma comunidade, com objetivo de reduzir ao máximo os riscos de acidente dentro da instituição”, diz.

“Se tiver oportunidade, acho que todo funcionário deveria procurar ser membro da Cipa em algum momento. É um ano de muito aprendizado e que desperta a gente para pensar e repensar sobre as nossas condições de trabalho e o quanto a gente pode contribuir, como membro, com a segurança institucional”, reforça Thaís Grilo. Ela também destacou que a equipe que compõe a atual gestão (2018-2019) é muito participativa, tendo desenvolvido ações previstas na legislação e outras que não eram obrigatórias, mas que se mostraram necessárias ao longo do trabalho da Comissão.

Sobre a Rede Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação, a estatal administra atualmente 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas instituições têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País.

 

Angélica Lúcio - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh