Notícias Notícias

Voltar

CMJP aprova votos de aplausos pelos 40 anos do Hospital Universitário Lauro Wanderley

HOMENAGEM

CMJP aprova votos de aplausos pelos 40 anos do Hospital Universitário Lauro Wanderley

Legislativo pessoense vai realizar, em março, sessão especial referente à data festiva

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (12), votos de aplausos pelos 40 anos de fundação do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A propositura foi do vereador João Bosco dos Santos Filho (Bosquinho), do PSC. Na mesma sessão, os parlamentares autorizaram a realização de uma sessão especial, marcada para 3 de março, alusiva ao aniversário do HULW.

No requerimento 002/2020- GVB, o vereador Bosquinho parabeniza o Hospital Universitário pelos seus 40 anos de serviços prestados aos paraibanos, destacando que o hospital-escola é referência em diversas especialidades, com forte atuação no apoio à formação de profissionais da área de saúde. 

“É, portanto, um espaço privilegiado de atenção à saúde assim como é um espaço para se repensar modelos de assistência e gerar novos conhecimentos que sejam transformadores. Trata-se de um importante equipamento social numa região de grande carência de assistência médica neste país”, ressalta o vereador na justificativa da propositura.

O hospital-escola da UFPB foi fundado em 12 de fevereiro de 1980 durante o reitorado de Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. A construção do HULW, no entanto, começou bem antes, em 1968, após um processo de articulações com os governos estadual e federal. A edificação do prédio envolveu três etapas e outros dois reitorados: o de Guilardo Martins e o de Humberto Nóbrega.

Localizada no bairro do Castelo Branco, no Campus I da UFPB, em João Pessoa, a unidade de saúde é uma filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

 

Angélica Lúcio - Jornalista HULW-UFPB