Notícias Notícias

Voltar

Novo espaço para geriatria é inaugurado no HULW

Atenção ao idoso

Novo espaço para geriatria é inaugurado no HULW

Com a mudança o serviço vai dar mais qualidade ao atendimento de 250 pacientes que são atendidos atualmente no HU.

Com o inicio das primeiras convocações feitas pela Ebserh em 2014, o Hospital Universitário Lauro Wanderley começou a vivenciar uma nova realidade. Com um número cada vez maior de profissionais em suas instalações, a demanda por atendimento aumentou, e a necessidade de adequar, reformar, e criar novos espaços tornou-se essencial. 
A geriatria foi um dos serviços que teve inicio com a chegada dos novos servidores. De início ela funcionava em um consultório dentro do serviço de fisioterapia, em seguida foi para uma pequena sala de dois consultórios que era dividida com os pacientes do Serviço de Doenças Infecto Parasitárias (DIP), A sala tornou-se pequena para uma demanda que só aumentava a cada dia. A aposentada Luzia Torres conheceu essa realidade "A sala éra muito pequena e havia dois atendimentos em uma mesma sala." disse ela.
Sentindo essa dificuldade em atender seus pacientes, os geriatras logo iniciaram a busca em torno de um novo espaço. O geriatra Jamerson Carvalho participou de muitas reuniões com a superintendência em busca de um espaço adequado. "O espaço cedido foi o da antiga farmácia. Foi nos solicitado um projeto, então entramos em contato com a arquiteta do hospital e colocamos as necessidades do serviço para que a obra fosse iniciada". 
Não demorou muito para que esse projeto se tornasse realidade. No dia 18 de janeiro de 2019, foi inaugurado o novo Serviço de Geriatria do HU Lauro Wanderley. A ala conta com 4 consultórios totalmente adequados a realidade do idoso, possui portas com a largura adequada para entrada de cadeiras de rodas, banheiros adaptados, uma confortavel recepção e salas maiores. Respeitando assim todas as normas para o bom atendimento a terceira idade. 

Com essa mudança, o serviço espera melhorar o atendimento aos 250 pacientes que vem sendo atendidos mensalmente no HU. "Tudo que vem para melhorar a vida da população e do aluno que aqui frequenta é muito bem vindo pela Ebserh e pelo HU. Então, nós ficamos muito felizes pela conquista, e de ver profissionais e pacientes satisfeitos pela resolução do problema." comemorou a  superintendente do HULW, Dra. Flávia Pimenta.

A conquista foi festejada também entre pacientes e acompanhantes."Gostei mais daqui, por que realmente é mais amplo e só um paciente é atendido na sala". enfatizou dona Luzia. "Refrigeração está melhor, sala ampla, piso antiderrapante excelente para pessoas idosas. Acho que acertaram na reforma." disse Eliane Abrantes, que estava acompanhando sua mãe, a aposentada Irene Abrantes. Dona Irene adorou o novo espaço."Gostei, está muito moderna, adorei!"

Segundo dr. Jamerson o HU saiu na frente com essa conquista. "O Hospital hoje tem um serviço adaptado, com vários profissionais de especialidades que trabalham em torno do cuidado do idoso. Para mim é um orgulho e uma satisfação muito grande poder estar participando desse momento! "

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Vídeo:

Matéria produzida pela ASCOM HULW
ASCOM HULW EBSERH