Notícias Notícias

Voltar

Superintendência HULW apresenta relatório de gestão 2018

Transparência

Superintendência HULW apresenta relatório de gestão 2018

Gestores e servidores puderam verificar através dos dados apresentados pelas três gerências, todos os investimentos realizados nesse período.

A manhã de 28 de janeiro de 2019 foi de grande importância para todos que fazem o Hospital Universitário Lauro Wanderley. Nesta data foi apresentado pela superintendência do HULW no Auditório Lindbergh Farias, o Relatório de Gestão de 2018.

Gestores e servidores puderam verificar através dos dados apresentados pelas três gerências, todos os investimentos realizados nesse período. 

O ano de 2018 foi marcado pelo contingenciamento de recursos advindos do governo federal. Obrigando os hospitais universitários federais a adequarem gastos do Hospital ao limitado orçamento. foram tomadas decisões como as de reduzirem serviços não remunerados pelo contrato, racionalizar materiais, recursos, reduzir e priorizar contratos com fornecedores. Neste momento de crise de recursos, os gestores do HULW, conseguiram avanços significativos, mostrando como uma gestão qualificada pode minimizar os impactos causados pelos recursos escassos.

Para a superintendente Flávia Pimenta, apesar do contingenciamento de recursos pelo governo central, a equipe de gestão do HULW  conseguiu trabalhar mantendo a qualidade e o equilíbrio financeiro. "Nós atingimos todas as metas do contrato com a Prefeitura Municipal, terminando assim o ano sem dívidas e com uma boa perspectiva para 2019! Agradeço a todos os nossos funcionários, a toda equipe assistencial e administrativa do HU." 

Com grandes desafios e processos de gestão que apesar dos avanços, precisam ser aprimorados para atingir um patamar que atenda a necessidade da rede. A Gerência administrativa precisou se adequar a essa realidade, conseguindo assim evoluir no caminho de um Hospital de excelência em todos os sentidos." O exercício de 2018 foi muito importante para o desenvolvimento de nosso hospital! Houve a aquisição de novos equipamentos, várias áreas foram inauguradas, melhoramos os processos de trabalho, fizemos aquisições importantíssimas para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão e também para área administrativa financeira. Tudo isso em função da grande responsabilidade que a gestão tem com a instituição. Quero aqui agradecer a todos que fazem o hospital universitário, especialmente aqueles que fazem a Gerência Administrativa, que vem fazendo um trabalho de excelência para a manutenção das atividades.." Ressaltou o gerente administrativo Alberto Palmeira.

Acesse aqui o relatório da Gerência Administrativa

No relatório da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), foram apresentadas as suas atividades gerenciais que foram  revisadas e aprovadas junto ao Colegiado Executivo/EBSERH do HULW. Entre elas estavam o Procedimento Operacional Padrão - POP, que foi implantado em todos os seus setores, um Plano de Gerenciamento de Risco que foi apresentado numa oficina interna ao hospital em dezembro de 2018. Além da aquisição de recursos para construção do Núcleo de Pesquisa Clínica e Mini-Auditório. Para o gerente de ensino e pesquisa, Dr. Ângelo Melo, foi um ano cheio de realizações. "Iniciamos a infraestrutura para a pesquisa clínica, esse tipo de pesquisa leva a captação de recursos, leva ao ensino e a realização de mais pesquisas para o país. Outro projeto muito importante foi a estruturação da transmissão 4k onde somos o único hospital da rede federal a fazer uso no Brasil. Uma das vantagens desse procedimento, é levar a diminuição do quantitativo de alunos no bloco cirúrgico. Outro grande avanço foi a consolidação dos nossos pops, ou seja, todos os protocolos foram realizados com um item muito importante que foi a gestão de risco, tão propagada e tão exigida pelo Tribunal de Contas da União. Então, em termos de gestão, de tecnologia e de fluxo para o ensino e pesquisa foi um ano de grande avanço para a GEP!

Acesse aqui o relatório da Gerência de ensino e Pesquisa

A Gerência de Atençao a Saúde, representou em seu relatório, a dimensão assistencial do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Buscando qualificar a assistência prestada através dos seus servidores, com vistas ao atendimento de média e alta complexidade aos seus usuários com abrangência estadual. Ao longo do ano de 2018, um grande marco realizado, foi a revisão do novo contrato realizado junto á secretaria de saúde do município, onde metas físicas e financeiras foram redefinidas visando o atendimento de melhor qualidade e o equilíbrio financeiro da instituição. "É nesse contrato que a gerência tem se baseado para oferecer os recursos a população e a vida acadêmica do HU. Nós tivemos um aporte financeiro maior em função dele, e com isso nós vamos agora em 2019 trabalhar ainda mais para oferecer os serviços e manter o equilíbrio financeiro do hospital." disse o gerente de atenção a saúde, Dr. Moisés diogo Lima. A gerência ressaltou ainda , o contrato adicional com o gestor municipal voltado ao atendimento de cardiologia intervencionista. "Essas medidas representam um significativo incremento financeiro que se reflete na produção de serviços médicos e hospitalares cujo desempenho global tem o registro de uma taxa média de 106%. Temos como metas para o ano de 2019, em consonância com a EBSERH Sede: Monitorar e manter em níveis aceitaveis as metas qualitativas, os indicadores institucionais e as metas físicas da contratualização em vistas do equilibrio financeiro."

Tenha acesso aqui aos principais resultados da Gerência de Atenção a Saúde

Consulta médica em atenção especializadaDesempenho na contratualização Diagnóstico em laboratório clínicoDiagnóstico por ultrasonografia EcocardiografiaMonitoramento pelo sistema holter 24hsNúmero de intenações em leito obstétrico / Número de internações em leito clínicoNúmero de internações em leito pediátricoNúmero de internaçõesProcedimentos cirúrgicosTeste de esforço e ergométrico

 

 

 

Imagens:

Vídeo:

Superintendência HULW apresenta relatório de gestão 2018
ASCOM HULW/EBSERH