Notícias Notícias

Voltar

CCS, CCM e HULW promovem integração para 135 novos residentes

Acolhimento

CCS, CCM e HULW promovem integração para 135 novos residentes

Centro de Ciências Médicas e o Hospital Universitário Lauro Wanderley promoveram uma grande recepção para os novos residentes

Com a finalidade de dar boas-vindas e promover a integração entre os novos residentes. O Centro de Ciências Médicas e o Hospital Universitário Lauro Wanderley realizaram uma grande recepção! O primeiro acolhimento foi dos 77 aprovados para os 17 programas de  residência médica do CCM. O evento aconteceu no primeiro dia de março no auditório do centro, e contou com a presença de diversas autoridades. Estavam presentes o diretor do CCM, Dr. Eduardo Sérgio; o Vice-coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Marcelo Gonçalves; e o Superintendente em exercício do HULW, Dr. Moisés Diogo Lima. Em uma segunda etapa, no dia 11,  o hospital universitário recepcionou 58 residentes. 36 foram para Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar, a Rimush; 02 para a residência em odontologia; e 20 para a Resmen, que é a Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Todos demonstravam uma enorme satisfação em iniciar essa nova etapa de aprendizado no HU. "Eu já vinha me preparando desde que eu me formei há seis meses, fiquei muito feliz com aprovação por ser uma instituição de grande renome tanto na Paraíba como fora dela também". Festejou a enfermeira Daniele Fidelis de Araújo que está cursando residência em Ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente. A fonoaudióloga Ana Clara Lopes disse que soube da aprovação quando estava em viagem. "Na hora que eu soube sai com meus amigos para comemorar! tô saindo de casa agora para morar fora, então acho que vai ser um novo desafio de vida com muito estudo e novos aprendizados aqui no hu." O farmacêutico Rafael Augusto Aureliano enfatizou que já vinha tentando a bastante tempo. "Foi incrível! "Já tinha tentado outras vezes e não tinha passado, e aí finalmente consegui me dedicar e passei. Fiquei muito feliz! Vim de outro estado e agora vida nova!

Estiveram presentes a solenidade de abertura o superintendente em exercício Dr. Moisés Diogo;  o Prof. Dr. João Euclides, Dir. do Centro de Ciências da Saúde; o Gerente de Ensino e Pesquisa, Dr. Ângelo Melo; a Profa. Dra. Caliandra Maria Bezerra, Chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação; a Profa. Dra. Ana Cristina de Oliveira, Vice-coordenadora da RIMUSH; a Vice-coordenadora da RESMEN, Profa. Dra. Roberta Cláudia dos Santos; e Dr. Marcos Antônio Farias, Coordenador da Residência em Odontologia.

É com muita alegria que hoje o Hospital Universitário Lauro Wanderley recebe os novos residentes! eu tenho sempre dito que os residentes são a alma desse hospital, representam uma força de trabalho muito importante, e como contrapartida temos que oferecer todas as possibilidades acadêmicas para esse período novo de especialização na vida profissional desses alunos que aqui chegam hoje. então desejo a todos em nome da nossa superintendente professora Flávia, as nossas boas vindas e sucesso nessa nova jornada de vida!"

Não resta dúvida que a chegada de novos residentes no hospital é muito importante para essa nossa missão, que é a de preparar os profissionais para o sistema SUS e para cuidar da saúde do nosso país. Então a gente nesse momento se sente muito feliz com a chegada de novos residentes, porque o residente na verdade esteja dentro de qualquer hospital ou em qualquer local do mundo, e principalmente nos países onde o sistema de saúde apresenta algumas deficiências, ele é muito importante! porque ele é o símbolo da mudança, da capacitação, e de uma melhor qualificação profissional." reforçou o Gerente de Ensino e Pesquisa Dr. Ângelo Melo.

Dr. João Euclides, Dir. do Centro de Ciências da Saúde, disse que, a chegada dos novos residentes consolida a atenção à saúde que é realizada dentro do HU e também a formação de novos profissionais para o SUS. "O Centro de Ciências da Saúde tem duas residências multiprofissionais, em Saúde Mental e Rimush, e uma residência em Traumatologia e cirurgia buco-maxilo-facial. Então esse quantitativo considerável de residentes que utilizam Hospital Universitário como sala de aula, como laboratório, vai realmente fortalecer a formação e assistência à saúde aqui no Hospital Universitário Lauro Wanderley." 

As residências foram apresentadas por seus respectivos representantes. Thamires Ribeiro Chaves que já presta residência em saúde do idoso a dois anos, foi a responsável por apresentar a RIMUSH aos novos colaboradores. Logo em seguida eles conheceram a RESMEN em apresentação proferida pela Dra. Lenilma Bento de Araújo. E finalizando, a apresentação do Programa de Residência em Odontologia ficou a cargo do residente Tácio Candóia Lyra.

A satisfação dos novos residentes após o ciclo de acolhimento, estava estampada no rosto e nas palavras de cada um. "Foi uma grande recepção, criou grandes expectativas para conhecer a residência!" Disse animada a residente da Resmen, Jacira de Moraes Coutinho. 

José Antônio Gonçalves Cabral, farmacêutico na residência de saúde mental também estava muito animado. "Excelente acolhimento e uma apresentação de grande importância para a gente que está acabando de entrar."

"Legal a gente poder conhecer os outros residentes e conhecer também um pouco não só sobre a Rimush, mas também sobre as outras residências, foi muito bom! falou com muita motivação Renata Cosme da Silva,que está na Residência de Ênfase em Saúde do Idoso.

"Eu gostaria de parabenizar todos os novos residentes que ingressaram agora no HU e dizer da imensa satisfação que nós temos em recebê-los! Estamos à disposição no que for preciso para que eles possam desempenhar suas atividades e sair daqui sempre melhor do que quando entraram." Reforçou a Dra. Caliandra Maria Bezerra, Chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

 

Imagens:

Vídeo:

Produzido pela ASCOM HULW EBSERH