Notícias Notícias

Voltar

CCM e HULW sediam IX Curso de Cirurgia Otológica e Microdissecção Temporal

Ensino e Pesquisa

CCM e HULW sediam IX Curso de Cirurgia Otológica e Microdissecção Temporal

O evento ocorre anualmente, sendo que a cada 2 anos recebe convidados internacionais, este ano o convidado foi o atual presidente da FIMF, prof. Thomas Linder.

O Centro de Ciências Médicas da UFPB sediou de 11 a 14 de abril, o IX Curso de Cirurgia Otológica e Microdissecção Temporal, o curso foi organizado pelo Centro Brasileiro da FISCH International Microsurgery Foundation (FIMF), o evento ocorre anualmente, sendo que a cada 2 anos recebe convidados internacionais, este ano o convidado foi o atual presidente da FIMF, prof. Thomas Linder.

Com a realização de curso teórico e prático, que  objetiva à formação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidade cirúrgicas de otorrinolaringologistas de todo o Brasil, são ensinadas indicações e técnicas de várias cirurgias para o tratamento de múltiplas patologias que afetam o ouvido. O curso tem assim um importante papel na melhoria da qualidade dos profissionais da área, os habilitando a resolução destas patologias. Dentre os princípios da Escola de Zurich/Fisch estão a melhor exposição, identificação das estruturas, exenteracao da doença e o uso de instrumentais cirúrgicos adequados para a melhor realização possível das técnicas, priorizando o uso do microscópio cirúrgico, que pode oferecer magnificação das estruturas do ouvido e permite ao cirurgião a possibilidade de estar com as duas mãos sempre livres para atuar dentro do campo cirurgico.

O curso contou com a participação de fellows de vários estados do Brasil que atuaram na orientação de alunos que se deslocaram de várias partes do Brasil para aprenderem e se aprimorarem com excelência. Pela primeira vez na Paraíba, o curso teve como organizador local o dr. Islan Nascimento, Fellow da FIMF Brasil, coordenador do Setor de Otorrinolaringologia do HULW. Vários médicos que atendem no HU Lauro Wanderley estiveram presentes em busca de inovações para seus procedimentos, aprimorando assim o atendimento que já é prestado por essa instituição pública federal.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Vídeo:

Entrevistas captadas durante o evento pela ASCOM HULW EBSERH
ASCOM HULW com informações do organizador local do evento, dr. Islan Nascimento