Notícias Notícias

Voltar

HULW inicia pesquisa de clima organizacional

PERCEPÇÃO

HULW inicia pesquisa de clima organizacional

O estudo pretende reconhecer possíveis problemas e sugerir ações para solucioná-los

Para conhecer a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, estabelecer prioridades e buscar melhorias, começa nesta segunda-feira, dia 09, a primeira pesquisa de clima organizacional do Hospital Universitário Lauro Wanderley, vinculado à Universidade Federal da Paraíba e à Rede Ebserh. A análise é uma promoção da governança do HULW, através da Unidade de Planejamento e da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP).

Para preencher o formulário eletrônico, basta clicar no link http://bit.ly/2m4ZTrD, ou ainda procurar a DivGP para preenchimento do questionário físico. O prazo para responder à pesquisa segue até o dia 30 de outubro e os participantes não precisam se identificar. O propósito é fazer uma análise do ambiente interno ao coletar dados por meio de um instrumento estruturado aplicado a todos os colaboradores para obter informações importantes sobre o ecossistema de trabalho.

“O estudo pretende reconhecer possíveis problemas e sugerir ações que venham auxiliar os gestores a perceberem as necessidades dos colaboradores em relação a diferentes aspectos ligados ao ambiente de trabalho, como motivação e engajamento, liderança, sentido do trabalho, estresse, e integração de equipes”, destacou a superintendente do HULW, Flávia Pimenta.

Além de contribuir para identificar dificuldades dentro do ambiente corporativo e a consequente resolução desses problemas, a pesquisa é uma forma de enxergar os pontos fortes de toda a equipe. “Desse modo, é possível realizar ações contínuas, a fim de manter o que está bom e melhorar pontos que apresentam deficiências”, acrescentou o chefe da Unidade de Planejamento, Sérgio Ribeiro.

O questionário é constituído por dados de caracterização dos servidores, uma lista de enunciados em uma escala Likert, composta por seis níveis: 1 – discordo totalmente, 2 – discordo muito, 3 – discordo pouco, 4 – concordo pouco, 5 – concordo muito, e 6 – concordo totalmente. Além disso, o instrumento apresenta duas questões em que o colaborador vai escolher um fator principal de satisfação e um de insatisfação.

Cada organização possui um clima organizacional diferente, com atmosfera psicológica e características diferentes. Esse clima pode se referir a instituição inteira, a somente uma das unidades hospitalares ou ao ambiente de uma divisão específica. A dificuldade em se determinar o clima organizacional está no fato de ele ser subjetivo e percebido de forma diferente por diferentes pessoas. O que um funcionário acredita ser algo motivador e estimulante, pode ser encarado por outro como sendo desestimulante e desmotivador. 

Sobre a Rede Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação, a estatal administra atualmente 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas instituições têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País.

 

Jacqueline Santos - Jornalista - HULW-UFPB/Ebserh