Notícias Notícias

Voltar

HULW mantém certificação Amigo da Criança e ganha título Amigo da Mulher

EXCELÊNCIA

HULW mantém certificação Amigo da Criança e ganha título Amigo da Mulher

Ao ser reconhecido como Amigo da Criança e da Mulher, o Hospital se torna referência em amamentação para o Estado ou região.

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, que já possuía o título Hospital Amigo da Criança desde 2003, recebeu nova certificação, passando a ser Hospital Amigo da Criança e da Mulher. A avaliação do Ministério da Saúde aconteceu em outubro e atesta a qualidade da assistência prestada à população paraibana.

De acordo com a pediatra do HULW, Ádila Sampaio, para garantir o título, os hospitais precisam cumprir critérios bem definidos, os quais são os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno; Cuidado Amigo da Mulher; lei NBCAL e o PRN (garantir o acesso livre dos pais aos recém-nascidos internados na Unidade Neonatal). Somente no mês de setembro, A Unidade Materno Infantil do HULW registrou mais de 200 partos – normais e cesarianas.

“Esse título é motivo de orgulho para todos nós e isso reflete em uma assistência de qualidade para a população, ou seja, significa que o hospital presta um bom serviço no que se refere à saúde da criança e da mulher. Como que se consegue esse título? Com muito trabalho, e trabalho em conjunto. Envolve desde capacitações e treinamentos para a equipe assistencial e a equipe não clínica, até a seguimento de normas e rotinas e ter uma política de aleitamento instituída”, detalhou a pediatra.

Ádila Sampaio informou ainda que, a cada três anos, os Hospitais Amigos da Criança são reavaliados seguindo a portaria nº 1.153, de 22 de maio de 2014, que redefine os critérios de habilitação. A iniciativa surge como proposta à estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora de Enfermagem da Unidade Materno Infantil, Lucineide Lins, o Hospital Universitário Lauro Wanderley conquistou o título Amigo da Criança em 2003. “O HULW passou por todos os passos de avaliação e revalidou o certificado, sendo aprovado em todos os requisitos. São ganhos muito comemorados por todos nós da equipe”, disse.

Ao ser reconhecido como Amigo da Criança e da Mulher, o Hospital se torna referência em amamentação para o Estado ou região. As mães passam a ser orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, aumentando os índices de aleitamento materno exclusivo e reduzindo a mortalidade materna e infantil.

O gerente de Atenção à Saúde, Moisés Diogo de Lima, atribui às conquistas a diversos fatores, entre os quais estão os investimentos em capacitação para todos os membros da equipe do HULW. “A forma mais clara de que o hospital está no caminho certo, especialmente a assistência materno infantil, é a ratificação do título Amigo da Criança e agora também o credenciamento como Hospital Amigo da Mulher. A ideia é continuar investindo em novos conhecimentos para melhorar ainda mais os indicadores de boas práticas”, declarou.

A estudante Wellen Kênia Lima, de 23 anos, expressava sua satisfação por ter escolhido a maternidade do HULW para ganhar sua filha caçula. O primeiro parto, há seis anos, também aconteceu no Hospital Universitário. “Gosto muito do atendimento de todos daqui. Minha filha nasceu saudável e estou recebendo um apoio grande no processo de iniciar a amamentação”, contou.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef em 1990 e foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992. Desde então, vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento, tudo com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde.

O objetivo da IHAC é resgatar o direito da mulher de aprender e praticar a amamentação com êxito, reforçando a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. São mais de 20 mil Hospitais Amigos da Criança em todo o mundo, e mais de 300 no Brasil.

Sobre a Ebserh     

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Jacqueline Santos - HULW-UFPB/Ebserh