Notícias Notícias

Voltar

Simpósio marca Dia Mundial da Segurança do Paciente na Ebserh

PROGRAMAÇÃO ON-LINE

Simpósio marca Dia Mundial da Segurança do Paciente na Ebserh

No HULW-UFPB, programação inclui ações educativas e exibição de vídeos

O ano de 2020 tem sido um dos mais desafiadores para a saúde em todo o mundo. Com a descoberta do novo coronavírus, os profissionais da área enfrentaram muitas adversidades, mas também aprenderam muito com o desafio da pandemia de covid-19. O tema segurança foi um dos mais debatidos e, para abordar esse e vários outros assuntos, será realizado o Simpósio On-line Ebserh de Segurança do Paciente 2020.

Com o tema "Lições aprendidas durante a pandemia de covid-19 para melhoria da qualidade, da segurança do paciente e dos profissionais na rede Ebserh", o evento em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente acontece nesta quarta e quinta-feira (16 e 17 de setembro). A programação começa às 10h, e será transmitida para as 40 unidades vinculadas à Rede Ebserh. 

No Hospital Universitário Lauro Wanderley, os participantes poderão acompanhar o simpósio pelo computador ou celular bem como assistir à transmissão no auditório Professor Lindbergh Farias ou na sala da Telemedicina. Haverá exposições virtuais, com participação dialogada (debates) para verificação do entendimento dos conteúdos apresentados, e serão abordados temas relacionados aos protocolos de prevenção e segurança do paciente e referentes à qualidade em saúde, divididos em cinco eixos temáticos: segurança dos pacientes; segurança dos profissionais dos serviços de saúde; gestão da qualidade da assistência; cuidado humanizado; e vigilância em saúde.

Entre os objetivos do evento, estão: promover informações e sensibilizar profissionais de saúde a respeito do tema; atualizar gestores, profissionais, professores e estudantes da área sobre a realidade da segurança do paciente nos Hospitais Universitários Federais; e fortalecer a cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde. 

LOCAIS E HORÁRIOS
O evento será realizado em Brasília e transmitido on-line por meio de link disponibilizado no e-mail cadastrado no ato da inscrição. Confira locais e horários para acesso presencial:
Dia 16/09/2020 – 9h30 às 12h30 – Auditório Professor Lindbergh Farias
Dia 16/09/2020 – 14h30 às 19h Sala da Telemedicina
Dia 17/09/2020 – 14h30 às 19h Auditório Professor Lindbergh Farias

HULW TAMBÉM CELEBRA A DATA
As atividades no HULW alusivas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente (que é celebrado em 17 de setembro) serão realizadas nos dias 16 e 17 de setembro. De acordo com a chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HULW, Nadja de Azevedo Correia, o tema da campanha deste ano escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é “Profissionais de saúde seguros, pacientes seguros”.

“Este tema reforça a relevância da segurança dos profissionais para a segurança dos pacientes. Nesta campanha, queremos motivar todos os envolvidos no ciclo de cuidados, desde pacientes até gestores, profissionais de saúde, docentes e discentes a criar um ambiente de trabalho seguro e institucionalizar a cultura de segurança. Neste contexto, iremos disponibilizar para os colaboradores do HULW, a transmissão de palestras do evento alusivo ao Dia Mundial de Segurança do Paciente organizado pelo Setor de Gestão da Qualidade da Ebserh”, informou.

Nadja Correia informou ainda que, no calendário de atividades alusivas à data, serão realizadas atividades educativas nas dependências do HULW, com distribuição de folders e exibição de vídeos. “Estas ações visam a promover a conscientização sobre a segurança do paciente para que todos os envolvidos no cuidado ao paciente se comprometam em tornar o cuidado de saúde mais seguro”, frisou. Haverá ainda sorteio de brindes e distribuição de folders sobre o Aplicativo de Gestão para Notificação de Eventos Adversos (VIGIHOSP).

ATIVIDADES NO HULW
- Transmissão de palestras sobre temas referentes à segurança do paciente e qualidade em saúde;
- Promoção de campanhas educativas nas dependências do HULW, referentes aos protocolos nacionais de segurança do paciente;
- Distribuição de folders educativos referentes aos protocolos de segurança do paciente bem como ao software de Gestão de Riscos e Segurança do paciente - VIGIHOSP, que tem o objetivo de centralizar as notificações sobre INCIDENTES ou QUEIXAS de fatos ocorridos nas dependências do HULW;
- Sorteio de brindes.

Jacqueline Santos - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh