Notícias Notícias

Voltar

HU promove III Simpósio de Terapia Nutricional em Alta Complexidade

PROTEÇÃO DA SAÚDE

HU promove III Simpósio de Terapia Nutricional em Alta Complexidade

Problemas como desnutrição elevam tempo de permanência de pacientes em hospitais e aumentam morbidade e mortalidade

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vinculado à Rede Ebserh, vai promover este mês o III Simpósio de Terapia Nutricional em Alta Complexidade. O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório do Centro de Ciências Médicas da UFPB, e as inscrições são gratuitas.

Assunto em evidência, a terapia nutricional faz parte do cotidiano dos hospitais. Para se ter ideia da importância do tema, o tempo de permanência hospitalar em pacientes desnutridos pode aumentar em até 90% e o índice de mortalidade também é maior. Além disso, a incidência de complicações (infecciosas e não infecciosas) aumenta de duas a seis vezes em pacientes desnutridos. Mais: a desnutrição atinge entre 40% e 60% dos pacientes internados em hospitais da América Latina.

Voltado para estudantes, residentes, profissionais do HULW e para o público-externo, o III Simpósio de Terapia Nutricional em Alta Complexidade recebe inscrições a partir desta quinta-feira. No caso do primeiro grupo, as inscrições ocorrerão presencialmente, no período de 1º a 12 de agosto, no Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do hospital. Já a comunidade em geral pode se inscrever entre os dias 13 e 23 de agosto, de modo virtual.

O evento é uma promoção conjunta da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), Unidade de Nutrição Clínica (UNC) e Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (Rimush) do Hospital Universitário. A primeira edição foi idealizada há três anos, mas numa estrutura menor. O objetivo era, basicamente, treinar o público interno da área assistencial e multiprofissional sobre terapia nutricional e explicar o que é EMTN, que é uma comissão obrigatória em hospitais de alta complexidade.

“Depois, o evento cresceu e hoje atrai profissionais de diferentes áreas”, afirma a médica intensivista Izaura Odir de Lima Gomes da Costa, que é especialista em terapia nutricional enteral e parenteral. “A terapia nutricional cresce muito e ninguém discute mais se é importante ou não. O que se discute é: qual a melhor forma de fazer? A terapia nutricional no âmbito hospitalar hoje é uma emergência. Se os pacientes já chegam desnutridos, isso aumenta morbidade e mortalidade. Então a gente precisa, realmente, identificar os pacientes que já chegam desnutridos, tentar reverter essa desnutrição ou, pelo menos, evitar que piore ”, explica.

Presidente da EMTN do Hospital Universitário e uma das coordenadoras do simpósio que ocorrerá em agosto, Izaura Costa diz que, nesta edição, aumentou o número de participantes renomados na programação.

“Continuamos com a mesma proposta de mesclar profissionais aqui da região, valorizando a prata da casa, com palestrantes de renome nacional, além de mantermos a proposta da transdisciplinaridade, com a participação de profissionais de diferentes áreas, como médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e fonoaudiólogos”.

Dentre os apoiadores do evento, estão a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral Enteral (Braspen), o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Como o simpósio é gratuito, os organizadores pedem aos participantes que colaborem com um pacote de fraldas geriátrica (que será doado para instituições de longa permanência de idosos) e um frasco de vidro com tampa para acondicionamento de leito materno.

O QUE É TERAPIA NUTRICIONAL
Terapia nutricional compreende um conjunto de cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de agravos, devendo estar associada às demais ações de atenção à saúde do indivíduo.

É recomendação do Ministério da Saúde que todos os pacientes admitidos em unidade de internação hospitalar recebam a atenção da equipe responsável pela nutrição e que se mantenha uma integração com a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) para melhor acompanhamento dos pacientes admitidos. Após avaliação nutricional realizada, as duas equipes deverão planejar e adequar o melhor cuidado ao paciente, incluindo a alta hospitalar.

Dentre os principais objetivos da terapia nutricional, estão: prevenir e tratar a desnutrição; preparar o paciente para o procedimento cirúrgico e clínico; melhorar a resposta imunológica e cicatricial; modular a resposta orgânica ao tratamento clínico e cirúrgico; prevenir e tratar as complicações infecciosas e não infecciosas decorrentes do tratamento e da doença; melhorar a qualidade de vida do paciente; reduzir o tempo de internação hospitalar; reduzir a mortalidade e, consequentemente, reduzir custos hospitalares.

Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação, a estatal administra atualmente 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Angélica Lúcio - HULW-UFPB/Ebserh