Notícias Notícias

Voltar

HULW sedia evento sobre Terapia Intensiva

CURSO

HULW sedia evento sobre Terapia Intensiva

Dias 12 e 13 de setembro vão acontecer palestras com ênfase em pacientes críticos

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, vinculado à Universidade Federal da Paraíba e à Rede Ebserh, vai sediar o IV Curso de Atualização em Terapia Intensiva. A capacitação vai acontecer nos próximos dias 12 e 13 de setembro, no auditório Prof. Lindbergh Farias, no horário das 8 horas às 17 horas, e está sendo promovido pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (Rimush).

A expectativa é que pelos menos 150 pessoas participem do evento, cuja programação conta com palestrantes servidores e preceptores do HULW. O público será composto por colaboradores e residentes do Hospital, profissionais de outras instituições de saúde, além de estudantes de graduação na área multiprofissional em saúde. Esta é a quarta edição do curso, que acontece todos os anos com os residentes do segundo ano da Rimush.

Para a coordenadora do Rimush e chefe da Unidade de Nutrição do HULW, Adriana Carvalho, o curso é de grande importância porque tem como foco a atualização em terapia intensiva com visão multiprofissional para as várias categorias, como servidores, residentes, estudantes e profissionais de outras instituições de saúde. “A área de terapia intensiva é bem específica em cuidados do usuário porque trata-se de paciente crítico com várias especificidades. Este é o quarto ano, que a Rimush realiza esse curso que tem ênfase na atenção à saúde do paciente crítico”, destacou.

A dentista residente Maria Isabel de Lucena, que está no segundo ano, disse que os temas das palestras do curso são pertinentes e atuais no cuidado ao paciente crítico. O maior campo de assistência é o HU e é nesse espaço que trocamos experiências sobre os assuntos vivenciados no dia a dia do profissional de saúde. Essa é uma ótima oportunidade para nos atualizarmos”, comentou.

O Programa de Residência Integrada conta com ênfases em Atenção do Idoso, Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e Atenção à Saúde do Paciente Crítico. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente da área hospitalar que recebe pacientes críticos, com necessidade de recuperação ou de suporte às suas funções vitais.

Programação

A solenidade de abertura do curso está prevista para a manhã da quinta-feira, dia 12, às 8h15. Em seguida haverá um ciclo de palestras com temas como sepse, atuação do terapeuta ocupacional na UTI, relação entre condição bucal e saúde sistêmica. Ainda no horário da manhã, vai acontecer uma mesa redonda sobre as contribuições da equipe multiprofissional na construção do protocolo de broncoaspiração.

Na quinta à tarde, os assuntos das palestras são atuação do serviço social na UTI, terapia nutricional para pacientes críticos, abordagem da criança em situação crítica e segurança do paciente. Na sexta-feira, o debate inicia com uma mesa redonda sobre cuidados paliativos.  Temas como morte e luto, atuação do farmacêutico clínico na Unidade de Terapia Intensiva, e síndrome pós UTI serão apresentados na tarde do último dia do evento.

Sobre a Rede Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação, a estatal administra atualmente 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Jacqueline Santos - Jornalista - HULW-UFPB/Ebserh