Notícias Notícias

Voltar

Membros da Cipa são empossados em solenidade no auditório do HULW

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Membros da Cipa são empossados em solenidade no auditório do HULW

Formação da Comissão é uma exigência da Norma Regulamentadora NR-5

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, ganhou uma nova composição. A posse dos membros que vão atuar na gestão 2019/2020 ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 2, no auditório Professor Lindbergh Farias.

Na abertura da solenidade, o superintendente do HULW substituto, Ângelo Melo, destacou a importância da atuação da Comissão frente aos desafios de implantar ações que promovam segurança a todos os que fazem o hospital, desde funcionários, pacientes, professores, residentes e estudantes.

“A Cipa representa todos os colaboradores do hospital. Um ponto importante é a importância da Comissão na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e hoje mais do que nunca. Porque essas patologias estão cada vez mais presentes no dia a dia do trabalho”, destacou.

Ângelo Melo acrescentou que a forma de seleção dos representantes da Cipa se configura como um processo democrático. “O primeiro ponto que me chama atenção é o processo de escolha dos membros, que é o mais adequado, através de uma consulta entre os pares. Esse é um fator bastante positivo”, completa.

Participaram da cerimônia de posse integrando a mesa diretiva, o titular da Gerência Administrativa do Hospital, Alberto Palmeira; a gerente de Atenção à Saúde substituta, Analyane Braga; o técnico em segurança do trabalho, Douglas Vidal, representando o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost); a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), Roberta Falcão; e a atual presidente da Cipa do HULW, Thais Grilo.   

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do hospital é composta por 30 integrantes conforme dimensionamento previsto na NR-5, sendo 15 representantes dos empregados (oito titulares e sete suplentes), eleitos por meio de votação secreta; e 15 indicados pela alta gestão do hospital (oito titulares e sete suplentes), além de um secretário indicado pelo empregador. 

O processo eleitoral para a escolha da gestão 2019/2020 ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro. A obrigatoriedade de formação da Cipa está prevista na Norma Regulamentadora n° 05 – NR 05, aprovada pela Portaria GM 3.214 de 08 de junho de 1978. Para acessar a portaria de Homologação dos novos membros da Cipa do HULW, acesse aqui.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Jacqueline Santos - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh