Notícias Notícias

Voltar

GEP dá boas-vindas a discentes para estágio no Hospital

ACOLHIMENTO

GEP dá boas-vindas a discentes para estágio no Hospital

Mais de 100 discentes de diversas graduação na área de saúde vão desenvolver atividades práticas no HULW

O fato de iniciar um estágio no Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, anima o estudante de enfermagem Antony Wesley Ferreira. O aluno está no terceiro período do curso no campus da UFPB em João Pessoa. Ele foi um dos mais de 100 discentes acolhidos durante solenidade promovida pela Gerência de ensino e Pesquisa (GEP) do HULW na manhã desta terça-feira, dia 22, que aconteceu no auditório Professor Lindbergh Farias.

Além de enfermagem, estudantes de graduações como terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, medicina, técnico em enfermagem, nutrição, educação física, serviço social e fonoaudiologia receberam as boas vindas da direção do hospital.

O gerente de Ensino e Pesquisa, Ângelo Melo, palestrou sobre o funcionamento do Hospital Universitário Lauro Wanderley, desde a sua criação em 1980 até a estrutura atual. Além da apresentação sobre o HULW, os estudantes assistiram à palestra sobre Segurança do Paciente, Humanização e Controle de Infecção Hospitalar.

O diretor do Centro de Ciências da Saúde, João Euclides Braga, explicou aos estudantes que esta é uma nova fase, que vai oportunizar uma formação sólida. “O estágio é o fazer em si, onde se une teoria e prática. Também é importante porque eles começam a vivenciar a atuação em equipe e entender o papel da equipe multiprofissional para a saúde”, destacou.

O Hospital Universitário Lauro Wanderley é um campo de prática dos estudantes de cursos da área de saúde da Universidade Federal da Paraíba. “O HULW foi criado justamente com o intuito de formar profissionais. E, quando se fala em formação, entendemos a integração entre ensino, pesquisa e assistência. Essa vivência é fundamental no processo para a adequada formação dos nossos alunos”, frisou o titular da GEP, Ângelo Melo.  

Sobre a Ebserh     

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens: