Notícias Notícias

Voltar

Em visita ao HULW, presidente da Ebserh aborda importância de investimentos em ensino e pesquisa

GESTÃO

Em visita ao HULW, presidente da Ebserh aborda importância de investimentos em ensino e pesquisa

Oswaldo Ferreira destacou também a importância do diálogo entre os gestores para o efetivo planejamento das ações na Rede

Em reunião com a governança do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira, destacou a importância do papel das instituições federais de saúde para o ensino e a pesquisa no país. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 20, em João Pessoa, e teve a presença de autoridades como a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz.

“O objetivo principal da visita é dialogar principalmente com os gestores, conhecer de perto o funcionamento do hospital, e assim levar essas discussões para transformá-las em ações efetivas no sentido de promover um constante aperfeiçoamento para todos os que fazem parte da Rede, refletindo em benefícios para a sociedade”, ressaltou Oswaldo Ferreira.

O presidente destacou o trabalho em equipe que tem sido desenvolvido pela Ebserh, no sentido de garantir qualidade tanto no ensino e pesquisa, quanto na assistência, e ressaltou que as universidades seguem com plena autonomia no funcionamento dos hospitais universitários federais administrados pela estatal. “É importante levar dignidade aos estudantes e garantir a eles um campo de prática para que tenham uma formação de qualidade. A Ebserh tem atuado de modo a desenvolver projetos para melhorar ainda mais o ensino e a pesquisa, pois os hospitais universitários têm função primordial nesse binômio”, afirmou.

Acompanhado da coordenadora de Formação Profissional da Ebserh, Caroline Brero, e do coordenador de Infraestrutura Física e Tecnológica da estatal, Márcio Borsio, o presidente foi recepcionado pela reitora da UFPB e pela superintendente Flávia Pimenta, além dos titulares das gerências do hospital, do diretor do Centro de Ciências da Saúde, João Euclides Braga, e do diretor do Centro de Ciências Médicas, Eduardo Sérgio Soares.

A superintendente do HULW, Flávia Pimenta, expressou a honra e alegria em receber a visita da comitiva, e disse que, com a Ebserh, o hospital deu um salto quantitativo e qualitativo no que se refere à estrutura física e ao quadro de pessoal da instituição. Nosso interesse maior à frente deste hospital é garantir uma assistência à saúde, gratuita e de qualidade, intrinsicamente ligada à promoção do ensino para que os profissionais de saúde tenham uma formação adequada”, disse.

Margareth Diniz, lembrou que a UFPB aderiu à Rede Ebserh em dezembro de 2013, fator que agregou sobremaneira ao hospital universitário. "Foi uma decisão acertada pois, após a gestão da estatal, pudemos observar avanços em todas as áreas do hospital", disse. A reitora agradeceu a visita do presidente da Ebserh, lembrando que a presença e o apoio da alta gestão da empresa agrega valor aos hospitais universitários, que são espaços fundamentais para as universidades.

Também presente na reunião, o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, João Euclides Braga, frisou a importância da Ebserh no processo de ampliação e melhoria das unidades vinculadas, especialmente o Hospital Universitário Lauro Wanderley, campo de prática para mais de 500 alunos que passam pelo CCS semestralmente.

“O HULW é nosso principal campo de prática. Com a chegada da Ebserh, constatamos inúmeros benefícios: alas inteiras reformadas, laboratórios modernizados, e ampliação de outros setores, como é o caso da Farmácia, que passou por uma grande reformulação”, enumerou o diretor do CCS.

Ainda pela manhã, o presidente da Ebserh participou da solenidade de apresentação institucional do Hospital Universitário Lauro Wanderley, cerimônia que ocorreu no auditório Lindbergh Farias e contou com a presença das chefias do HULW. Á tarde, foi a vez de conhecer de perto a estrutura física do hospital, em uma visita do grupo às instalações da unidade. Atualmente, o quadro de pessoal do HULW tem um total de 1.929 servidores, dentre os quais 1.119 são empregados Ebserh.

Sobre a Ebserh     

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Jacqueline Santos - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh

Imagens: