Notícias Notícias

Voltar

Presidente em exercício, Mourão diz que LAIS “traz esperança para as pessoas”

VISITA OFICIAL

Presidente em exercício, Mourão diz que LAIS “traz esperança para as pessoas”

Chefe interino do Executivo conheceu bases de pesquisa do Laboratório de Inovação do HUOL

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, visitou nesta segunda-feira (16) o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A passagem para conhecer projetos e ações nas áreas da saúde, tecnologia e educomunicação fez parte da agenda oficial do chefe interino do Executivo.

A atividade começou com apresentação do professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS. Na ocasião, Mourão e sua equipe visitaram as bases de pesquisa do laboratório, onde conheceram projetos já em aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS), além de pesquisas ainda em desenvolvimento, com ênfase nas áreas de tecnologias assistivas e prevenção e diagnóstico da sífilis.

"Não temos dúvida de que a associação da inteligência artificial com a tecnologia vai mudar o mundo! Aqui, vemos um pedaço dessa transformação, sobretudo para quem possui alguma deficiência, seja congênita ou adquirida. É um espaço que traz esperança para número significativo de pessoas, com perspectiva de retomar a qualidade de vida, graças ao trabalho da equipe do laboratório", afirmou o presidente em exercício.

 

Agenda no RN

Além da atividade no LAIS, Hamilton Mourão participou do 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), no Centro de Convenções de Natal; visita a Secretaria de Estado de Segurança Pública do RN; conheceu o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, em Macaíba; e esteve no Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.