Notícias Notícias

Voltar

Projeto atende 132 alunos e doa 15 óculos em escola estadual de Natal

EyeSchool

Projeto atende 132 alunos e doa 15 óculos em escola estadual de Natal

Ação social voluntária foi criada pela Liga Acadêmica de Oftalmologia (LAOF) da UFRN

A Liga Acadêmica de Oftalmologia (LAOF), formada por discentes e docentes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), incluindo profissionais e residentes atuantes no serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), atendeu 132 alunos e realizou a doação de 15 óculos na Escola Estadual Manoel Dantas, em Tirol, através da 1ª edição do Projeto EyeSchool.

As avaliações oftalmológicas de triagem, incluindo exames de refração completo aos casos necessários, foram realizadas na sexta-feira (18). Nesta quarta-feira (23), o projeto retornou para encaminhar a doação de óculos aos 15 alunos com prescrição. O benefício foi possível em virtude de uma vaquinha on-line realizada pelo projeto.⠀⠀⠀

Sabendo que a correção de erros refrativos impacta significativamente o futuro das crianças, a LAOF desenvolveu o projeto “para mudar realidades e construir um amanhã melhor”.

“Colegas sempre perguntam se sou problemático, porque todos já leem alguma coisa e eu não consigo quase nada; Na escola, sento na primeira cadeira, tento prestar atenção, mas as letras ficam todas juntas; Tento apertar os olhos para melhorar, mas sempre fico com a cabeça doendo e me perco; Minha mãe procurou um posto de saúde, achando que tenho problema na cabeça; Faz três meses que esperamos consulta e minha mãe diz que logo vou ser chamado.“

Assim como o relato exemplificado, de acordo com a LAOF muitas crianças têm dificuldades de concentração e aprendizado por carência de assistência adequada no âmbito da visão. Negligenciadas, são tidas incapazes, quando o problema é solucionável e tem relação com a necessidade de melhor enxergar.

“O EyeSchool é uma ação social voluntária, que visa acolher uma escola primária, realizando atendimento oftalmológico de triagem, diagnóstico e prescrição de óculos para crianças das redes estaduais e municipais de ensino, contando com apoio da comunidade na doação dos óculos e efetivação da assistência plena”, destaca Dr. Alexandre Bezerra, especialista envolvido no projeto.


Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Imagens: