Notícias Notícias

Voltar

Gerência de Ensino e Pesquisa do Huol completa 10 anos desafiada pela Covid-19

MARCO

Gerência de Ensino e Pesquisa do Huol completa 10 anos desafiada pela Covid-19

Telemedicina tem auxiliado assistência no cenário de crise

Neste mês, a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), completa de 10 anos. Sob coordenação do prof. dr. Irami Araújo Filho, o desafio agora é seguir com as atividades, adaptando-se ao cenário imposto pela pandemia da Covid-19. Nesse contexto, o papel da telemedicina foi ampliado e a estrutura da GEP Huol ampara a assistência da instituição com suas iniciativas.

A expansão da oferta de residências em saúde é uma das prioridades da parceria UFRN-Ebserh e mesmo o período adverso não abala o ímpeto por novos projetos. De acordo com Irami Filho, antes do isolamento circulavam pelo hospital cerca de 5 mil acadêmicos e 300 residentes por ano, inseridos em 38 programas de residência e aproximadamente 300 projetos de pesquisa e extensão. Todo esse quantitativo será gradualmente retomado e as ações do eixo-ensino e pesquisa fortalecidas.

 

Expansão dos programas de Residências

Os Programas de Residência Médica e Multiprofissional da UFRN, idealizados por uma equipe multiprofissional técnico-administrativa dos três hospitais universitários do RN ganharam novo fôlego com a ampliação do número de preceptores e com os investimentos e contratações realizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra os hospitais vinculados à UFRN.

 

Telemedicina

A telemedicina também está inserida no âmbito da GEP-Huol, cujas diretrizes na Rede Ebserh foram elaboradas pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), em atenção às disposições do Conselho Federal de Medicina (CFM). As orientações buscam aperfeiçoar a eficiência dos serviços médicos e, em caráter de excepcionalidade, enquanto perdurar o cenário de pandemia, reconhecem a possibilidade e o aspecto ético do uso da telemedicina.

 

Rute-Huol

O Huol integra a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) desde 2009, quando surgiu a telessaúde que funciona atualmente no hospital, sobretudo no programa de residência em Medicina de família e comunidade. Com essa estrutura é possível transmitir cirurgias ao vivo, desde que autorizadas pelo paciente, diminuindo a presença de acadêmicos nas salas de procedimentos. O Huol é pioneiro na transmissão de cirurgia em 4k.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.