Notícias Notícias

Voltar

Mobilização adianta etapas que possibilitam transplantes renais no Huol

ESFORÇO

Mobilização adianta etapas que possibilitam transplantes renais no Huol

Unidade de Transplante beneficiou pacientes com série de atendimentos no mesmo dia

A Unidade de Transplante do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), realizou na última sexta-feira, 28/08, o “Pré-TX Express”. A mobilização beneficiou pacientes que necessitam de transplante renal, realizando em um mesmo dia consultas, exames de imagem e exames laboratoriais pré-operatórios.
 

De acordo com Cíntia Capistrano Teixeira, enfermeira do Transplante Renal, “a ação contorna a burocracia, pois executa numa só ocasião uma série de procedimentos que demandaria vários e espaçados momentos de atendimento aos pacientes, significando enorme economia de tempo na vida dessas pessoas.”
 

“Da forma como idealizamos, deixaremos o maior número possível de pacientes aptos ao transplante renal, para que tenham a maior agilidade possível quando surgir oportunidade cirúrgica. Aqueles identificados com algum impeditivo também estão recuperando o tempo perdido com a pandemia, pois serão orientados do caminho a ser seguido”, completa Luana Vanessa Cavalcante, também enfermeira do serviço.
 

Em razão do perfil dos pacientes e do cenário de pandemia, as precauções de contágio quanto à Covid-19 foram reforçadas. O esforço reuniu diversos setores da instituição, incluindo o Centro de Diagnóstico por Imagem e o Laboratório de Análises Clínicas, além dos setores de Urologia, Cardiologia e Regulação. A Maternidade Escola Januário Cicco, também vinculada à UFRN e à Rede Ebserh (Mejc-UFRN/Ebserh), integrou a ação realizando exames de mamografia para as mulheres assistidas.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.