Notícias Notícias

Voltar

UFRN, Ebserh e Prefeitura do Natal discutem parcerias na saúde pública

COLABORAÇÃO

UFRN, Ebserh e Prefeitura do Natal discutem parcerias na saúde pública

Superintendente do Onofre Lopes participou do encontro

O reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber de Melo Morais, receberam o prefeito do município de Natal, Álvaro Dias, na tarde desta terça-feira, 22, para discutir ações em benefício da saúde pública da capital potiguar, especialmente relativas a parcerias com os hospitais universitários.

Durante a reunião, houve tratativas sobre o projeto do futuro Hospital da Mulher de Natal, primeira unidade da UFRN na Zona Norte da cidade, cuja gestão será da Ebserh. Na ocasião, também foram debatidas questões do relacionamento entre os hospitais federais e a gestão municipal da saúde.

Para os envolvidos, a importância da reunião está relacionada às diversas parcerias da universidade com a Prefeitura do Natal, cuijo diálogo constante entre as instituições tem como benefício a oferta de melhores serviços à população.

Além do reitor e do chefe do executivo de Natal, a reunião contou com as participações de representantes da Ebserh, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRN e do superintendente do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), Stenio Gomes da Silveira, unidade com maior contratualização junto a prefeitura de Natal.

A contratualização é o processo em que o gestor municipal/estadual do SUS e o representante legal do hospital estabelecem as metas, tanto quantitativas quanto qualitativas, dos atendimentos em saúde que serão prestados à comunidade. 

 

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o HUOL-UFRN é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações de Williane Silva (Ascom Reitoria/UFRN)