Notícias Notícias

Voltar

Internato de Medicina inicia atividades no Huol

FORMAÇÃO

Internato de Medicina inicia atividades no Huol

Palestra do neurocientista Sidarta Ribeiro inaugurou o semestre

Nesta semana, o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugurou o semestre letivo do internato médico, que corresponde aos dois últimos anos da graduação. O período foi aberto na manhã da segunda-feira, 10, no auditório Mariano Coelho do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), com a palestra “Como será a Medicina do futuro?”, ministrada pelo neurocientista Sidarta Ribeiro.

 “O internato é o período em que os graduandos têm maior contato com o paciente, exercitam a assistência e evoluem na prática do conhecimento”, explica o superintendente do Huol, Stenio da Silveira.

O Huol é o principal campo de atividades do internato, onde os futuros médicos passam pelos ambulatórios, enfermarias e salas cirúrgicas, participam das visitas aos pacientes e discutem casos clínicos. Todas as ações são supervisionadas por preceptores e residentes.

A capacidade de desenvolver a história clínica e o exame físico do paciente é adquirida no internato.
 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Imagens: