Notícias Notícias

Voltar

Evento fortalece papel dos psicólogos na comunidade hospitalar

SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA

Evento fortalece papel dos psicólogos na comunidade hospitalar

Iniciativa incluiu a data do Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto

O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), realizou entre 24 e 27 de agosto o seu I Simpósio de Psicologia, com o objetivo de fortalecer o papel dos profissionais psicólogos na comunidade hospitalar, capacitando colaboradores e abordando para o público em geral temas que enfatizam a diversidade de atuação no âmbito da saúde pública.

 

Na ocasião, a programação expôs as atividades do psicólogo nos contextos da pediatria, da cardiologia, da linha de cuidado da obesidade e residência multiprofissional. No atual cenário, a intervenção do psicólogo durante a pandemia também foi tema, com foco na atuação profissional nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

 

Para os organizadores do evento, coordenado pela psicóloga hospitalar Ana Tereza Leiros, a iniciativa ganha ainda mais relevância pelo momento que a sociedade atravessa, de elevada carga emocional em decorrência da Covid-19. Inclusive por conta da pandemia, todas as palestras foram on-line.

 

A programação científica serviu também de celebração ao Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.