Notícias Notícias

Voltar

Universidade do Envelhecer visita HUOL e alinha parcerias entre UnB e UFRN

UniSer

Universidade do Envelhecer visita HUOL e alinha parcerias entre UnB e UFRN

A programação incluiu visitas ao setor de Telessaúde e ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) do HUOL

Nesta sexta-feira 9, a Prof.ª Dr.ª Margô Karnikowski, criadora da Universidade do Envelhecer (UniSer), programa de extensão desenvolvido no âmbito da Universidade de Brasília (UnB), esteve em Natal, acompanhada do Coordenador de Tecnologia em Educação a Distância da CAPES, Prof. Dr. Alexandre Magalhães Martins, para visitar o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e alinhar parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Conselho Federal de Farmácia, que esteve representado pela vice-presidente, Dr.ª Lenira Costa, e pelo suplente de conselheiro federal, Dr. Jairo Sotero; assim como a Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, que foi representada pelo seu presidente, Dr. Tarcísio Palhano, já apoiam para que a iniciativa ganhe proporções nacionais. Na agenda potiguar, o vice-reitor da UFRN, Prof. Dr. Ênio Ferreira de Miranda, abriu as portas da instituição “para unir excelências e criar parcerias exitosas”, destacou o gestor.

Na ocasião, além de reuniões na Reitoria e na Gerência de Ensino e Pesquisa do HUOL, onde foram recebidos pelo Prof. Dr. Irami Filho, a programação incluiu visitas ao setor de Telessaúde do hospital e ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), onde a pesquisadora Jane Dantas apresentou a estrutura e os projetos de referência internacional, que deve estabelecer novos contatos para troca de informações e análise de colaboração.

“O objetivo da aproximação é estabelecer cooperações que somem forças e se traduzam em resultados efetivos para o país, com soluções para uma população que majoritariamente cursa para o envelhecimento”, explicou a professora Margô Karnikowski.

Outras instâncias da UFRN, como o Instituto do Envelhecer, representado pelo Prof. Dr. Kênio Costa, o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam), representado pelo diretor Carlos Lima e pela Prof.ª Dr.ª Lourena Mafra, além da Faculdade de Farmácia, através dos professores e pesquisadores Idivaldo Micali, Márcio Ferrari, Arnóbio Júnior, Silvana Zucolotto, André Luchessi e Ivanise Rebecchi, também integraram as atividades.

 

UniSer

O principal aspecto do programa UniSer é o curso de Educador Político Social em Gerontologia, que capacita adultos e idosos para que se tornem sujeitos ativos na construção de políticas para o envelhecimento.

Pioneiros no fomento de programas de educação na área de envelhecimento, quanto à forma de realização as atividades, o programa conta com um projeto pedagógico estruturado cuja execução é acessível por pessoas com formação em diversas áreas.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.