Notícias Notícias

Voltar

Huol agradece solidariedade potiguar

DOAÇÕES

Huol agradece solidariedade potiguar

Mais de 140 mil unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool 70% foram recebidos

Desde que começou a pandemia do coronavírus, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), passou a contar com um novo pilar de sustentação: a solidariedade. Nos últimos meses, iniciativas públicas e privadas asseguraram apoio às equipes assistenciais do Huol, seja doando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou kits alimentícios variados, como doces e sanduíches, para os profissionais de saúde.

 

De acordo com o superintendente da unidade, Stenio da Silveira, há momentos naturais de dificuldade de fornecedores, cenário agravado pela Covid-19, cuja corrida por itens médico-hospitalares intrincou a obtenção de produtos no volume e qualidade necessários, mesmo havendo condições administrativas e financeiras para aquisição. “Essa rede de apoio foi fundamental, pois várias entidades atenderam aos nossos pedidos, sendo o suporte diante desse cenário de peculiar desabastecimento”, relata o gestor.

 

Empresas, empresários e outras instituições contribuíram doando e emprestando itens de primeira necessidade. A soma de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool 70% recebidos superou 140 mil unidades, envolvendo 21 diferentes doadores.

 

A UFRN, por exemplo, doou diferentes tipos de máscaras (descartável; N95; tripla camada; cirúrgica descartável; PFF2; cirúrgica com tira), luvas (não cirúrgica; descartável), toucas e álcool (70%, tanto líquido quanto em gel). Os segmentos universitários mobilizados incluem a Escola de Saúde (ESUFRN); Escola Agrícola de Jundiaí; Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Centro de Educação; Faculdade de Farmácia; Instituto de Medicina Tropical (IMT); Instituto de Química; Diretoria de Material e Patrimônio (DMP); Departamento de Engenharia de Materiais e Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam).

 

Segundo a gerente administrativa do Huol, Zilmar Fernandes, as doações expressam a essência social da UFRN diante das necessidades da comunidade, que tem o Onofre Lopes como amparo. “Vivenciar esse movimento de perto nos emocionou profundamente, de modo que registramos nossa mais sincera gratidão”, agradece Zilmar.

 

O Huol segue agindo para manter seu estoque e garantir o abastecimento das áreas assistenciais e de apoio. Assegurar a estrutura de suporte e segurança para os profissionais é um compromisso contínuo. Por vezes, a solidariedade também parte do próprio Onofre Lopes, que desde o início da crise já disponibilizou diferentes itens para outros serviços de saúde.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.