Notícias Notícias

Voltar

Huol realiza oficinas visando fortalecer a Rede Ebserh

DESDOBRAMENTO ESTRATÉGICO

Huol realiza oficinas visando fortalecer a Rede Ebserh

Ação desenvolverá Plano Diretor Estratégico (PDE) do Huol para o período de 2021 a 2023

Atualmente composta por 40 Hospitais Universitários Federais (HUFs), a Rede vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) caracteriza-se por possuir hospitais com diferentes níveis de maturidade em gestão e perfis assistenciais. Essa pluralidade de realidades se deve, sobretudo, ao fato de essas instituições terem sido constituídas – em sua maioria – muito antes da criação da Ebserh, apresentando trajetórias distintas, apesar do objetivo comum: ofertar ensino, pesquisa e assistência de qualidade.

Agora, cada unidade trabalha para fortalecer a Rede Ebserh e alcançar a excelência em gestão focada pela estatal. No Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), o primeiro passo desse projeto aconteceu com a realização das Oficinas de Desdobramentos Estratégicos, com o objetivo de análise da própria situação da instituição.

Assim, uma Oficina de Visão estabeleceu o patamar que o Huol pretende alcançar no futuro breve, até o ano de 2023; enquanto uma Oficina de Macroproblemas identificou os grandes desafios a serem enfrentados pelo Onofre Lopes, considerando tanto o cenário atual quanto a “visão” declarada na oficina anterior.

De acordo com o educador coorporativo que ministrou as oficinas no Huol, o administrador Daniel Fonseca, “a definição da visão institucional e a identificação de macroproblemas, com base em projetos locais, objetiva sobretudo encontrar soluções para os desafios. As oficinas foram fundamentais, por se tratarem de atividades vivenciais e que agregaram chefias e colaboradores de diferentes perfis e realidades”.

“Tendo o Huol seus próprios indicadores e metas, além de projetos locais que irão promover o alcance das metas, partiremos agora para as próximas etapas, cujo produto final será Plano Diretor Estratégico (PDE) para o período de 2021 a 2023, alinhado com a Ebserh e consolidando o conceito de Rede”, explica o administrador.


Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Imagens: