Notícias Notícias

Voltar

II Jornada de Neuropsiquiatria e Psicologia Infantil do RN tem inscrições abertas

EVENTO

II Jornada de Neuropsiquiatria e Psicologia Infantil do RN tem inscrições abertas

Evento acontece entre os dias 24 e 26 de novembro e é aberto ao público em geral

Acontece entre os dias 24 e 26 de novembro de 2020 a II Jornada de Neuropsiquiatria e Psicologia Infantil do Rio Grande Norte, promovid pelas Ligas Acadêmicas de Pediatria e Neuropsiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As inscrições são gratuitas e o evento é aberto para todos os interessados em descobrir mais sobre a temática.

A avaliação neuropsicológica tem como objetivo estudar as relações entre a atividade cerebral, cognição e o comportamento . Essa avaliação se baseia na análise funcional dos processos cognitivos (linguagem, memória, percepção, visocontrução, funções executivas) e na compreensão multidimensional dos prejuízos cognitivos, portanto, é de extrema importância no campo pediátrico. Assim, compreende-se que as alterações cognitivas, comportamentais e emocionais variam de acordo com a natureza, extensão e localização da lesão cerebral, bem como são influenciadas pelas variáveis: idade, gênero, condições físicas e contexto psicossocial de desenvolvimento. 

O desenvolvimento infantil é o resultado da interação entre fatores genéticos, biológicos e ambientais. Os fatores biológicos podem influenciar o desenvolvimento a curto e longo prazo, uma vez que interferem na formação e maturação dos diversos sistemas desde a fase gestacional. Por outro lado, intervenções realizadas no ambiente domiciliar e escolar em cada fase do ciclo de vida da criança poderão definir diferentes competências por toda sua vida. Vale ressaltar que o desenvolvimento infantil é acompanhado por organizações nacionais e internacionais e traduz o índice de desenvolvimento do país, bem como a educação, as condições sanitárias e o nível de atenção à saúde. 

 

Inscrições: sigeventos.ufrn.br/sigeventos/login.xhtml

 

Veja programação abaixo: