Notícias Notícias

Voltar

HUOL integra 147 novos residentes em saúde

FORMAÇÃO

HUOL integra 147 novos residentes em saúde

Residências Médicas receberam 110 profissionais; Residências Multiprofissionais, 37

Nesta quinta-feira, 7, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoveu a integração de 147 novos residentes em saúde, sendo 110 médicos e 37 profissionais entre assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos.

O acolhimento ocorreu através de um seminário organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP-HUOL), em parceria com a Comissão de Residência Médica (COREME-UFRN) e a Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU-UFRN).

As residências em saúde da HUOL constituem cursos de pós-graduação lato sensu, caracterizados como treinamento em serviço e orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são oferecidos 26 programas de Residência Médica, 4 de Residência Multiprofissional e o programa de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF).

 

Expansão pós-Ebserh

Com base nos modelos do SUS, as residências em saúde da UFRN ganharam novo fôlego com a ampliação do número de preceptores e com investimentos e contratações realizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra os hospitais universitários potiguares. A expansão da oferta de residências é uma das prioridades da parceria UFRN-Ebserh.

 

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o HUOL-UFRN é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.