Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário inaugura Centro de Estudos

Centro de Estudos

Hospital Universitário inaugura Centro de Estudos

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) inaugura, no dia 29 de maio, às 9h, o Centro de Estudos, atendendo às necessidades de profissionais, acadêmicos e estudantes de graduação e pós-graduação.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) inaugura, no dia 29 de maio, às 9h, o Centro de Estudos da instituição, atendendo às necessidades de profissionais, acadêmicos e estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolvem pesquisas, fazem cursos de especialização ou realizam estágios no local. A superintendente do Hupaa, Regina Maria dos Santos, enfatiza que o equipamento colaborará para a melhoria da formação dos profissionais que vão servir a sociedade. “É um ganho para a comunidade alagoana, pois os profissionais do HU terão um ambiente mais apropriado para suas atividades e, assim, devolverão assistência qualificada para a sociedade”, pontua.

A efetivação da obra do Centro de Estudos ficou sob a responsabilidade da Gerência de Ensino e Pesquisa (Gep) do Hupaa, que obteve do Rehuf/Ebserh/2018, para equipar o Centro, o recurso de R$ 225 mil. O espaço irá beneficiar cerca de 480 estagiários, 167 residentes de diversas áreas do conhecimento, além dos profissionais do Hospital e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O Centro de Estudos tem capacidade para receber, por dia, 450 pessoas. Gerente de Ensino e Pesquisa, Sandra Mary Vasconcelos pontua que o local irá aumentar a capacidade de atividades didático-pedagógicas da instituição. “Passa a ser um espaço de referência no HU”, destaca.

O investimento, destinado exclusivamente para a reforma, foi por volta de 1.2 milhão, valor garantido pelo Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf/Mec/2012). O Centro de Estudos contará com cinco salas de aulas multimídia, climatizadas, com capacidade para 40 pessoas; uma sala de reunião; uma sala de estudantes; sala de docentes; secretaria; armários para guardar equipamentos; televisores e lousas de vidro. Regina Maria dos Santos afirma que a comunidade interna e a Ufal serão também beneficiadas por essa ação. “O Centro permitirá a aproximação de pesquisadores e estudantes de diversas áreas”, frisa.

Com o Centro de Estudos, o Hupaa passará a contar, ao todo, com 13 salas de aula, mantendo uma em cada um dos quatro andares do Hospital, outras em setores estratégicos para o ensino-aprendizagem e as demais no espaço inaugurado. Regina Maria dos Santos ressalta a importância da reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, para a concretização desse projeto, ao defender a presença de docentes e pesquisadores em espaço próprio para a atividade acadêmica e que servirá, ainda, para receber o Comitê de Ética, que está em fase de implantação no Hupaa.

 

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.