Notícias Notícias

Voltar

V Jornada Acadêmica traz como temática “Tecnologias em Saúde”

Aberto ao Público

V Jornada Acadêmica traz como temática “Tecnologias em Saúde”

Residentes, graduandos, profissionais, professores, pesquisadores são esperados no evento. Neste ano, a Jornada traz como temática “Tecnologias em Saúde” e envolve uma programação com palestras, oficinas, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. De acordo com a gerente de Ensino e Pesquisa do Hupaa, Sandra Vasconcelos, a Jornada tem a importância de trazer à tona debates contemporâneos sobre a área da saúde.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) promoverá a V Jornada Acadêmica da instituição. A iniciativa, que é aberta ao público, acontecerá do dia 27 a 29 de novembro, das 08h às 17h, no HU. Neste ano, a Jornada traz como temática “Tecnologias em Saúde” e envolve uma programação com palestras, oficinas, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. De acordo com a gerente de Ensino e Pesquisa do Hupaa, Sandra Vasconcelos, a Jornada tem a importância de trazer à tona debates contemporâneos sobre a área da saúde. As inscrições podem ser feitas pela página do evento

“Impressão 3D”, a “Assistência à Saúde no Futuro” e “Linha de Cuidado”, além da sessão pipoca, são algumas das apresentações que graduandos, residentes, pesquisadores, profissionais e docentes terão acesso. Nestes três dias de atividades, os interessados terão mais de dez conteúdos para atualização acadêmica e profissional. “Neste sentido, a Jornada será trabalhada com a finalidade de provocar reflexões e mobilizar atores para a importância do uso das inovações tecnológicas dentro da perspectiva da atenção à saúde, da humanização e da responsabilidade social, voltadas para a garantia de uma assistência de qualidade ao usuário do SUS”. 

No ano passado, a Jornada discutiu sobre a perspectiva da Comunicação em Saúde, abordando como ponto central os “Desafios da Comunicação em Saúde: Alinhando as Diferentes Áreas do Conhecimento”.  

 

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.