Notícias Notícias

Voltar

Hupaa realiza Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Semana de Doação de Sangue

Hupaa realiza Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Evento será realizado entre os dias 25 a 29 de novembro. O setor espera sensibilizar, sobretudo, o público interno do HU para doações. Atualmente, o estoque de sangue da instituição continua abaixo do esperado. Para atender as demandas, o Banco de Sangue do Hupaa precisa ter um estoque de 100 bolsas, mas, até o momento, há somente 51. o Hospital precisa ter uma quantidade suficiente para atender às necessidades reais.

Em homenagem à Semana Nacional do Doador de Sangue, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) promoverá, entre 25 a 29 de novembro, ações com o objetivo de celebrar os dias e abastecer o Banco de Sangue do Hospital. O setor espera sensibilizar, sobretudo, o público interno do HU para doações. Atualmente, o estoque de sangue da instituição continua abaixo do esperado. Para atender as demandas, o Banco de Sangue do Hupaa precisa ter um estoque de 100 bolsas, mas, até o momento, há somente 51.

Responsável pelo Banco de Sangue, a médica Luciana Andrade ressalta a importância da Semana do Doador, definindo como um período de conscientização e reconhecimento. “É uma semana de reconhecimento para o doador e um momento de conscientização para que novas pessoas se tornem doadoras”, frisa. Luciana Andrade espera que a campanha colabore na regularização do estoque de sangue da instituição.

Por ser uma instituição que atende, diariamente, grávidas, pacientes em situações graves, necessitando fazer cirurgias, pessoas com câncer, o Hospital precisa ter uma quantidade suficiente para atender às necessidades reais.  Hoje, a Clínica Oncológica, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) e o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) são as unidades que recorrem, com mais frequência, ao estoque de sangue do Banco.  

O Banco de Sangue do HU funciona de segunda a quinta, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h. Às sextas, o setor fica aberto das 07h30 às 12h. No ano passado, a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que atingiu a meta, 101 pessoas fizeram doação, envolveu palestras e vídeo de conscientização abordando a necessidade de doar. 

 

PROGRAMAÇÃO da SEMANA

  • Entrega de panfletos, contendo os pré-requisitos para doação de sangue, nas clínicas e ambulatórios, para sensibilização;
  • Visita às clínicas para sensibilização dos profissionais, com entrega de boletim informativo;
  • Atender os doadores de sangue para doação
  • Entregar brindes aos doadores que comparecerem para doação voluntária;

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.