Notícias Notícias

Voltar

HU comemora 47 anos nesta quinta-feira

Confraternização

HU comemora 47 anos nesta quinta-feira

Comemoração homenageia trabalhadores do HU. O superintendente do Hospital, Célio Rodrigues, afirma que a instituição tem muito a comemorar nestes quase 50 anos de existência.Para a programação do aniversário do Hupaa, que acontecerá a partir das 10h do dia 15, haverá homenagens aos trabalhadores do HU, exposições, aferição de glicemia e pressão para os colaboradores.

Com mais de três milhões de atendimentos realizados na última década desde a sua fundação, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) comemora 47 anos, nesta quinta-feira (15/10). O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, afirma que o Hospital tem o reconhecimento perante a população alagoana. “Para nossa felicidade, o reconhecimento desse trabalho veio pela própria Controladoria-Geral da União, no final do mês de agosto deste ano, que parabenizou o trabalho do Hupaa, tendo em vista ainda que é o hospital mais lembrado pelos pacientes”, destaca.

O superintendente do Hospital, Célio Rodrigues, afirma que a instituição tem muito a comemorar nestes quase 50 anos de existência. “Apesar do contexto de pandemia, precisamos celebrar a existência do único hospital universitário de Alagoas. Ser um hospital referência em várias áreas, 100% SUS, prestar assistência humanizada e ser responsável pela formação de milhares de profissionais é um ganho para Alagoas. Precisamos festejar a data", frisa o superintendente.

Para a programação do aniversário do Hupaa, que acontecerá a partir das 10h do dia 15, haverá homenagens aos trabalhadores do HU, exposições, aferição de glicemia e pressão para os colaboradores. Bárbara Allen de Campos, que estará presente no dia da confraternização do aniversário do HU e será homenageada, foi a única profissional que veio no Hope e não mais voltou a morar permanentemente nos Estados Unidos, residindo ainda em Maceió.

História

A história do Hospital - que pertence à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e é gerenciado pela Ebserh - é marcada pela vinda do Hope, navio-hospital norte-americano que chegou em Alagoas em 1973 e foi responsável pela formação dos profissionais que atuavam no Hospital Universitário.

Para preservar a sua história, o Hupaa possui o próprio memorial. “O Memorial é nosso patrimônio. É um acervo sobre a história de quem faz e vive o HU, que são os trabalhadores e toda a população de Alagoas”, destaca o superintendente. Por conta do contexto de pandemia, a comemoração segue as orientações estabelecidas pelo Ministério da Saúde. 

Programação

15/10

Manhã

Exposição história do Hupaa

Recepção para os trabalhadores

Aferição de pressão e glicemia para os trabalhadores

Homenagem aos trabalhadores

Homenagem à professora Bárbara Allen de campos, enfermeira que chegou no navio Hope