Notícias Notícias

Voltar

Doar leite materno previne complicações mamárias

Banco de Leite Humano

Doar leite materno previne complicações mamárias

HU possui Banco de Leite Humano. O leite materno é importante para o desenvolvimento saudável dos bebês, prevenindo doenças nas crianças e possibilitando, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a redução do índice de mortalidade infantil. No entanto, nem todas as mães conseguem amamentar os próprios filhos.

O leite materno é importante para o desenvolvimento saudável dos bebês, prevenindo doenças nas crianças e possibilitando, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a redução do índice de mortalidade infantil. No entanto, nem todas as mães conseguem amamentar os próprios filhos. Coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), Rosângela Simões ressalta que, nos casos em que o bebê não pode mamar no peito materno, é utilizado o alimento estocado no Banco de Leite.  O Banco é importante para que as “mães que têm alguma patologia ou uma baixa produção de leite possam alimentar os seus filhos”, pontua.

O Banco de Leite Humano do Hupaa - implantando em 2002, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde - é utilizado para alimentar recém-nascidos que necessitam ficar em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do HU. O Banco estimula mães a doarem leite, buscando evidenciar que o ato é positivo também para as doadoras, além de ajudar que crianças tenham acesso ao alimento. Rosângela Simões afirma que as mulheres que fazem a doação do leite materno evitam complicações mamárias, pois retiram o excedente do alimento.

Banco de Leite do Hupaa

A instituição tem como papel sensibilizar profissionais e usuários sobre a importância do aleitamento, promovendo capacitações, implantando novos bancos, postos de coleta, além de incentivar o ensino, a pesquisa, o apoio e a promoção da amamentação.  Hoje, o Banco de Leite do Hupaa está com um estoque de leite baixo. Interessadas em colaborar doando leite materno podem entrar em contato com a instituição. O Banco de Leite Humano do Hupaa, que atende através do número 3202-3945, funciona de segunda a sábado, das 07h às 17h.

 

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.