Notícias Notícias

Voltar

HU traça estratégias de enfrentamento ao Coronavírus

Próximo encontro dia 12

HU traça estratégias de enfrentamento ao Coronavírus

Próximo encontro acontece na quinta-feira, 12. HU apresenta o plano plano de contingência e o fluxo de atendimento para casos suspeitos de Coronavírus. “Não há, no Hospital, casos suspeitos de Coronavírus”, afirma. A médica orienta que, como medida de segurança, os trabalhadores usem corretamente os equipamentos de proteção individual.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), através do “Grupo de Trabalho (GT) para o Enfrentamento do Coronavírus”, apresentou, hoje, 10 de março, aos profissionais da instituição, o plano de contingência e o fluxo de atendimento para casos suspeitos de Coronavírus. Na quinta-feira, 12 de março, a partir das 10h, no auditório geral do HU, haverá o próximo encontro do GT, com o objetivo de disponibilizar as mesmas informações expostas nesta manhã.

De acordo com a chefe do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Celina Dias, o GT foi instituído com a finalidade de se pensar em um plano estratégico para que os profissionais da instituição tenham conhecimento de como lidar com o Covid -19, caso apareçam suspeitas ou infectados pela doença. Médica infectologista do HU, Raquel Guimarães diz que o Hospital está se antecipando e criando precauções. “Não há, no Hospital, casos suspeitos de Coronavírus”, afirma. A médica orienta que, como medida de segurança, os trabalhadores usem corretamente os equipamentos de proteção individual.

Para prevenir a contaminação e proteger a segurança do paciente, o GT pontua que estudantes não terão proximidade com pacientes suspeitos da doença. Os residentes e outros trabalhadores que tiverem contato com pessoas supostamente infectadas deverão, através da coordenação do plantão, enviar nomes para o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) ou Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), dependendo do vínculo.

O documento (slide com fluxo e outras informações) sobre o encontro de hoje pode ser acessado pelo Temporário, em Setor de Vigilância em Saúde (SVSSP) – Coronavírus.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde, atuando de forma complementar ao SUS.