Notícias Notícias

Voltar

Hupaa realiza, no dia 15, lançamento da campanha Nursing Now

Enfermagem

Hupaa realiza, no dia 15, lançamento da campanha Nursing Now

Ação tem como objetivo valorizar os profissionais de Enfermagem. O evento acontecerá no Centro de Estudos do HU, nas salas 3 e 4, a partir das 08h. Abordagens sobre o Código de Ética da área, premiação e sistematização da assistência de Enfermagem fazem parte da programação

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) promoverá o lançamento, no dia 15 de agosto, da campanha Nursing Now, ação que tem como objetivo valorizar os profissionais de Enfermagem na garantia e ampliação do acesso à saúde da população. O evento acontecerá no Centro de Estudos do HU, nas salas 3 e 4, a partir das 08h. Abordagens sobre o Código de Ética da área, premiação e sistematização da assistência de Enfermagem fazem parte da programação. A solenidade de posse da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital também acontecerá no dia.

Segundo a chefe da Divisão de Enfermagem do Hupaa, Silvana Barros, o profissional de Enfermagem precisa fazer parte das formulações de políticas de saúde e em papéis de liderança. Ela ressalta que a campanha busca valorizar a área, evidenciando como os trabalhadores da Enfermagem são essenciais para a melhoria dos serviços de saúde.

 

 

 

Programação

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 9h – Abertura

9h às 9h30 – Código de Ética

Enf.º Gilney Guerra. Conselheiro Federal (COFEN)

Solenidade de Posse da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE)

 

10h30 às 11h – Coffee Break

11h30h às 12h -   Sistematização da Assistência de Enfermagem

Enf.ª Fabíola Moura da Costa. Fiscal COREN – MG

12h às 13h – Intervalo para almoço

13h às 14h – Lançamento Nursing Now

Enf.º Renné Cosmo da Costa. Presidente do COREN – AL

14h às 15h – Premiação SAE – Setor e Profissionais do Hupaa

15h às 16h - Encerramento

 

Campanha Nursing Now

 

O Nursing Now representa uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que visa, até o final de 2020, maximizar a contribuição da Enfermagem no enfrentamento dos desafios de saúde do século XXI.

Metas da campanha

Meta 1. Investir no fortalecimento da educação e desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança.

Meta 2. Investir na melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem.

Meta 3. Disseminar práticas efetivas e inovadoras de Enfermagem com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.

 

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.