Notícias Notícias

Voltar

Hupaa inaugura sala de apoio ao aleitamento materno

Inauguração

Hupaa inaugura sala de apoio ao aleitamento materno

Objetivo é atender mães que amamentam. Espaço também poderá ser utilizado pelas trabalhadoras do HU que possuem crianças que se alimentam de leito materno. Essas mães podem coletar o alimento e levar, ao final da jornada de trabalho, para as suas casas. A sala de acolhimento beneficia a instituição para garantir o selo de qualidade Iniciativa Amigo da Criança.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) inaugurou, ontem, 15/10, a sala de apoio ao aleitamento materno, que tem como objetivo acolher as mães que tiveram seus filhos na instituição e precisam ter um local apropriado para amamentá-los. O espaço também poderá ser utilizado pelas trabalhadoras do HU que possuem crianças que se alimentam de leito materno. Essas mães podem coletar o alimento e levar, ao final da jornada de trabalho, para as suas casas. 

O superintendente do Hospital, Célio Rodrigues, reforça a importância do local, afirmando que os trabalhadores precisam ter áreas que proporcionem cuidado e bem-estar para eles. De forma semelhante ao superintendente, a pediatra do HU Ana Maria Cavalcante afirma sobre a importância de garantir um lugar para as trabalhadoras do Hospital. “ São muitas as funcionárias em idade fértil e que amamentam. O espaço serve para que elas amamentem seus filhos por dois anos ou mais”, frisa.

Amamentação

Coordenadora científica da comissão de Implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, a nutricionista Monica Assunção diz que o leite materno é importante para a saúde das crianças. “O leite materno contém todos os nutrientes, anticorpos e vários outros compostos, que não podem ser encontrados em nenhuma fórmula infantil”, destaca.  

HU e o selo Amigo da Criança

A sala de acolhimento, que está localizada no sexto andar do Hupaa, e outras ações desenvolvidas no HU beneficiam a instituição para garantir o selo de qualidade Iniciativa Amigo da Criança, uma das metas do Hospital da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal), que é gerenciado pela Ebserh.  

Para concorrer ao selo, o Hupaa institui, no dia 19 de maio, a Comissão de Implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que tem como objetivo criar estratégias de promoção, proteção e medidas de apoio ao aleitamento materno.