Fale com a Ouvidoria Fale com a Ouvidoria

Sobre - Ouvidoria

 

A Ouvidoria do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes/HUPAA-UFAL, faz parte da Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF). A Rede é formada por 39 ouvidorias, incluindo  a Ouvidoria-Geral da Ebserh, que é a responsável pela coordenação de toda a rede.  As ouvidorias dos demais Hospitais Universitários e a Ouvidoria Geral da Ebserh, compõe o Sistema de Ouvidorias do Executivo federal, instituído pelo Decreto 9.492/2018. 

A ouvidoria dos HUs é um órgão de comunicação com Gestores, Corpo Docente e Discente, Pesquisadores, Professores e Alunos, Prestadores de Serviços, Fornecedores, servidores, empregados e, claro, os cidadãos.

A ouvidoria funciona como agente promotor de mudanças, favorecendo uma gestão flexível, participativa, voltada para a satisfação das necessidades do cidadão e garantindo uma prestação de serviços públicos de qualidade, respeitando direitos e deveres.

 

Competência

  • Receber, analisar e encaminhar as manifestações (elogios, sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e comunicações), acompanhando o tratamento e a efetiva conclusão das manifestações dos usuários.
  • Acompanhar as providências propostas pelos setores competentes, mantendo o interessado informado de tais procedimentos, garantido o retorno da mesma.
  • Analisar o conteúdo da resposta, se julgada procedente, encaminhá-la ao manifestante.
  • Propor  à gestão medidas de melhoria para apefeiçoamento  na prestação dos serviços oferecidos à sociedade. 

 

Público-alvo

Comunidade interna e externa e interna do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes/HUPAA-UFAL.

 

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a quinta-feira, das 7h às 17h.
Sexta-feira, das 7h às 16h.

 

Canais de Acesso à Ouvidoria

 
Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informaçãocanal online para os casos de denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio e simplifique.
 

Atendimento presencial e correspondência:
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária
Maceió - AL  CEP: 57072-900

e-mail: ouvidoria.hupaa@ebserh.gov.br

Telefone: (82) 3202-3877

Caixa de Coleta: através de formulário disponibilizado nas recepções do hospital

 

Ouvidoria e SIC em mesma plataforma

A Controladoria-Geral da União lançou o Fala.BR, sistema informatizado que resulta da fusão entre o e-Ouv e o e-SIC. Por meio do novo sistema é possível tratar, em ambiente único, as manifestações de ouvidoria, solicitações de simplificação e pedidos de acesso à informação.

A nova solução permite ao usuário o acesso integrado, por meio de acesso único, e deve ser utilizado pelas ouvidorias e serviços de informações ao cidadão para oferecer respostas aos diversos tipos de manifestações.

 

Pesquisa de Satisfação dos Usuários

A pesquisa de Satisfação dos Usuários é uma importante ferramenta por meio da qual o cidadão avalia o serviço público de saúde prestado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, analisando a estrutura e atendimento das equipes, disponibilizando à gestão importantes medidas de qualidade na atenção à saúde.

A Ouvidoria do HUPAA é responsável pela execução de dois tipos de pesquisa de satisfação: a nacional e a local. A PSU nacional acontece semestralmente em todos os Hospitais Universitários filiados a rede EBSERH, de forma simultânea, sob a coordenação da Ouvidoria Geral da EBSERH, enquanto a PSU local acontece mensalmente, em grupos de setores previamente definidos, coordenada pela Ouvidoria do HUPAA.

 

Equipe
Rhaissa Rafaelle Leon de Souza - Ouvidora Interina
Elizabeth da Silva Bandeira - Assistente Administrativo
Anny Thaunne Alves Marques- Recepcionista
Carmina Alves da Silva - Entrevistadora da Pesquisa de Satisfação dos Usuários