Perguntas e Respostas Perguntas e Respostas

HOSPITAL PROFESSOR ALBERTO ANTUNES - HUPAA

GERENCIA DE ENSINO E PESQUISA - GEP

 

 

Considerando às atividades fins da Gerência de Ensino e Pesquisa e seguindo a estrutura organizacional, estamos encaminhando os principais questionamentos listados pelos setores, como segue:

 

  1. Unidade de Gerenciamento de Telessaúde.

 

  1. O que é Telessaúde?

Resposta: É o uso de tecnologias de informação e comunicação para propiciar o desenvolvimento de atividades acadêmicas e assistenciais na área de saúde, sobretudo, quando a distância é um fator crítico. O HUPAA dispõe da Unidade de Telessaúde que fica localizada no Centro de Apoio à Pesquisa e objetiva fomentar as atividades desta área no estado de Alagoas.

 

  1. O que é a Rede RUTE?

Resposta: A Rede Universitária de Telemedicina é responsável por conectar todos os Hospitais Universitários do Brasil com vistas a apoiar projetos em telemedicina já existentes e incentivar a proposição de novos. Atua fortemente com a disponibilização dos Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs) que promovem sessões de discussão, debates, análises de casos clínicos, entre outros debates.

 

  1. Como participar dos SIGs da Rede RUTE?

Resposta: Para participar dos SIGs é necessário fazer sua inscrição na unidade de Telessaúde e acompanhar a agenda de reuniões de cada SIG. É necessário se dirigir ao Mini-Auditorio II para participar presencialmente das reuniões.

 

 

  1. Quem pode participar dos SIGs?

Resposta: Podem participar dos SIGs (por videoconferência) os profissionais das áreas de assistência, pesquisa, docência e administração. Discentes também participam.

 

  1. O que são vídeo e webconferencia?

Resposta: As videoconferências são atividades virtuais realizadas com o auxílio de equipamentos tecnológicos apropriados para a transmissão das reuniões à distância entre os mais diversos profissionais da saúde, seja no âmbito da administração, ensino, pesquisa e/ou assistência. As webconferencias são atividades virtuais que são disponibilizadas através de plataformas específicas que possibilitam o usuário acessar as reuniões de qualquer hora e lugar. No HUPAA as webconferencias abordam temas diversos e são propostas pela Unidade de Telessaúde que escolhe e convida os palestrantes. Os profissionais também podem propor a atividade de webconferencia e a chefia faz análise e aceita se for de interesse do Hospital. A Unidade de Telessaúde do HUPAA possui canal no YouTube onde são disponibilizadas todas as webconferencias.

 

  1. Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde – SGPIT.

 

  1. O SGPIT está funcionando nesse momento de pandemia causada pelo SARS-CoV- 2?

Resposta: Sim, o fluxo de recebimento dos projetos de continua em funcionamento por atividade remota, porém as autorizações institucionais (projeto que iniciarão suas atividades) estão temporariamente suspensos. Podendo ser contactado através do  email mario.juca@famed.ufal.br ou pelo Whastsapp  (82) 99816-5736

 

  1. Como funciona a submissão ao Comitê de Ética?

Resposta: O CEP do HUPAA provavelmente iniciará suas atividades a partir de Junho, os projetos que ocorrerão no HUPAA podem ser encaminhados online para o CEP UFAL, através do endereço http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

 

  1. Como funciona o cadastramento da pesquisa no SGPIT?

Resposta: De acordo com os seguintes passos e procedimentos:

  1. Encaminhar um e-mail ao Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica—SGPIT (pesquisa@hupaa.edu.br) contendo no assunto a palavra: “Autorização de Pesquisa” e anexar os seguintes documentos: Projeto de Pesquisa na Íntegra; Declaração do Orçamento de Pesquisa. Ao término da análise dos documentos o pesquisador receberá por e-mail o parecer do projeto, podendo ser favorável, pendente (necessidade de esclarecimentos) ou negado. O tempo máximo deste processo é no máximo de 15 dias úteis. No e-mail com parecer favorável, o pesquisador receberá o Termo de Concordância informando o Setor do Hospital onde a pesquisa será realizada, devendo o pesquisador;
  2. Providenciar Ciência do Chefe do Setor dentro de 7 dias, após obter a autorização do Chefe do Setor, o pesquisador deverá;
  3. Enviar ao SGPIT no Centro de Apoio à Pesquisa—CAP, o Termo de Concordância assinado para receber a Carta de Aceite, e quando for o caso, a assinatura nos documentos da Plataforma Brasil (e.g. Folha de Rosto). A Carta de Aceite é um documento obrigatório para a execução do projeto e deverá ser anexada aos demais documentos exigidos na submissão do projeto ao CEP da UFAL. Após receber a notificação do CEP sobre a aprovação, 4- o pesquisador encaminhará ao SGPIT a Cópia da carta de aprovação do CEP ou Declaração de Responsabilidade, documento para justificar a dispensa de análise do projeto pelo CEP, (modelo disponível). Após o SGPIT aprovar a documentação recebida, o pesquisador receberá o documento de Autorização de Execução de Projeto, que concede ao pesquisador permissão para executar o projeto no HUPAA/UFAL/EBSERH. Obs: O Coordenador do Projeto se compromete a não iniciar o projeto de pesquisa no HUPAA sem antes enviar a aprovação do COMITÊ DE ÉTICA e receber Autorização Institucional para Execução de Pesquisa.

 

 

  1. Quem assina o termo de Concordância?

Resposta: O termo de Concordância é responsabilidade do pesquisador, deve ser assinado pela Chefia Imediata do setor em que será realizado a pesquisa.

 

  1. Se um grupo de empreendedores e/ou pesquisadores desejarem contribuir em novos produtos, serviços ou transferência de tecnologia em saúde poderá ter o Hospital Universitário Alberto Antunes como sede para esse desenvolvimento?

Resposta: Sim, temos total interesse em oferecer novos produtos, serviços e incrementos tecnológicos para o HUPAA enfrentar esse momento de pandemia, a proposta deve ser encaminhada para pesquisa@hupaa.edu.br

 

 

 

  1. Setor de Gestão do Ensino – SGE.

 

C1. Unidade de Gerenciamento das Atividades de Pós-graduação – UGAPG.

 

  1. O Hospital Universitário Alberto Antunes oferece Programa de Residência?

Resposta: Sim. O hospital disponibiliza programas de residência na área médica (15 especialidades) e o programa de residência multiprofissional em saúde do adulto e do idoso para 5 categorias profissionais.

 

  1. O hospital aceita residentes de outras instituições para realização de rodizio opcional?

Resposta: Sim. Para isto é necessário verificar a documentação necessária junto a Comissão de Residência Médica/COREME (coreme.hupaa@ebserh.gov.br / (82)3202-3754) ou a Comissão de Residência Multiprofissional/COREMU (coremu.ufal@gmail.com / (82) 3202-3760). Lembrando que algumas instituições só permitem a realização de estágio opcional mediante convênio com a UFAL/HUPAA. A duração do estágio opcional é de 1 mês conforme legislação em vigor das respectivas Comissões Nacionais de Residência Médica e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde.

 

  1. Quais os programas de residência médica que o HUPAA tem?

Resposta:

  • Atualmente temos os seguintes programas com acesso direto:

       Anatomia patológica                                            Medicina de família e comunidade

Anestesiologia                                                     Psiquiatria

Cirurgia geral básica                                           Neurologia

Clínica médica                                                    Oftalmologia

Dermatologia                                                       Pediatria

Ginecologia e obstetrícia    

 

  • Programas com acesso por pré-requisito:

      Coloproctologia

Mastologia

Neonatologia

Reumatologia

 

 

 

 

 

4. Quais as categorias profissionais que estão contempladas no programa de residência multiprofissional em saúde do adulto e do idoso?

Resposta: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.                                                                                                                                                                                                                                                        

5. Posso solicitar transferência do programa de residência que estou cursando para o programa de residência do Hospital Universitário?

Resposta: Sim. Contudo é necessário atender as respectivas resoluções que normatizam este processo, publicadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (Resolução CNRM nº 01, de 3 de janeiro de 2018 e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (Resolução nº 2, de 27 de dezembro de 2017).

 

  1. O HUPAA dispõe de algum programa de residência médica com certificação por associação de classe?

Resposta: Sim. O programa de residência médica de Anestesiologia foi certificado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) no início de 2020. Então o residente que realiza sua Residência Médica em Anestesiologia no HUPAA, sai com o título de Especialista em Anestesiologia (TEA) certificado pela SBA.                                                                                                                                       

  1. O hospital possui convênio de intercâmbio internacional para receber Residentes de outros países?

Resposta: Sim. A relação dos países que a Universidade Federal de Alagoas/HUPAA possui convênio, pode ser consultada através do site da Assessoria de Intercâmbio Internacional  http://www.ufal.edu.br/asi/pt-br/convenios. Contudo, ainda é necessário o contato prévio com as respectivas Comissão de Residência Médica/COREME (coreme.hupaa@ebserh.gov.br / (82)3202-3754) ou a Comissão de Residência Multiprofissional/COREMU (coremu.ufal@gmail.com / (82)3202-3760), para verificar a possibilidade de recebimento do Residente.

 

  1. O HUPAA dispõe de algum curso de especialização?

Resposta: Não. Atualmente só temos os Programas de Residência.

 

  1. O HUPAA dispõe de programa de Mestrado?

Resposta: Não. Ainda não temos programa de mestrado no Hospital Universitário.

 

C2. Unidade de Gerenciamento das Atividades de Graduação e Ensino Técnico – UGAGET.

 

  1. Qual é a configuração e contexto do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) dentro do âmbito formativo e campo de estágio, do ensino da graduação e ensino técnico?

Resposta: O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) se configura como cenário de ensino por meio de atividades de práticas supervisionadas e de estágio obrigatório de cursos de graduação e ensino técnico, com o objetivo de contribuir para a construção de conhecimento, habilidades e atitudes. Recebe estudantes de cursos de graduação vinculados da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a outras Instituições de Ensino Superior (IES) da rede pública que sejam conveniadas a UFAL, assim como recebe estudantes provenientes de países que mantém convênio de intercâmbio internacional. O hospital dispõe de Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico (UGAGET), pertencente ao Gerência de Ensino (GEP), que regula as atividades desenvolvidas por esses estudantes no âmbito do HUPAA, além celebrar e/ou renovar convênios de concessão de estágios ou atividades práticas supervisionadas.

  1. Quais são os cursos de graduação e ensino técnico que utiliza do HUPAA como Campo de Estágio e de Prática?

Resposta: Atualmente o HUPAA oferece estágio obrigatório para os seguintes cursos de graduação e suas respectivas IES:

  1. Administração (UFAL)
  2. Arquitetura (UFAL)
  3. Biblioteconomia (UFAL)
  4. Ciências Biológicas (UFAL)
  5. Direito (UFAL)
  6. Designer (UFAL)
  7. Engenharia Ambiental (UFAL)
  8. Engenharia Química (UFAL)       
  9. Engenharia Civil (UFAL)
  10. Educação Física (UFAL)
  11. Enfermagem (UFAL)
  12. Farmácia (UFAL)
  13. Fisioterapia (UNCISAL)
  14. Fonoaudiologia (UNCISAL)
  15. Medicina (UFAL)
  16. Nutrição (UFAL)          
  17. Odontologia (UFAL)
  18. Psicologia (UFAL)
  19. Química Tecnologia Industrial (UFAL)
  20. Relações Públicas (UFAL)
  21. Serviço Social (UFAL)
  22. Sistemas Biomédicos (UNCISAL)
  23. Segurança do Trabalho (UNCISAL)
  24. Terapia Ocupacional (UNCISAL) 
  25. Técnico em Enfermagem (IFAL)

 

  1. Sou estudante de graduação ou de ensino técnico vinculado a UFAL ou outra IES conveniada a UFAL. O que devo fazer para iniciar minhas atividades de práticas supervisionadas e de estágio obrigatório no HUPAA?

Resposta: Para realizar atividades de estágio supervisionado curricular obrigatório, o estudante precisar estar regularmente matriculado no último ano do curso que estuda, seja na UFAL ou em outra IES conveniada a UFAL. Esta informação é informada pelo coordenador de curso por meio de lista específica para este fim e encaminhado a GEP para cadastro e controle interno que favorecerá inserção do estudante nos cenários de prática dentro do HUPAA. Para isto estudante deverá realizar os seguintes passos para iniciar suas atividades:

  1. Preencher um formulário próprio de cadastro no HUPAA;
  2. Trazer o contrato de estágio com a apólice de seguro (condição obrigatória de estágio);
  3. Receber e fazer uso do crachá que dará acesso as dependências do hospital;
  4. Participar de forma obrigatória do momento de recepção do estagiário (treinamento de iniciação)

 

 

  1. Sou estudante de graduação ou de ensino técnico de uma IES pública não conveniada a UFAL, mas tenho interesse em realizar atividades de práticas supervisionadas e de estágio obrigatório no HUPAA, o que devo fazer?

Resposta: As atividades de práticas supervisionadas e de estágio obrigatório no HUPAA é destinado a instituições públicas de ensino que tenham convênio com a UFAL. Se a sua IES ainda não possui convenio com a UFAL que favoreça estas atividades, você pode fazer uma solicitação ao coordenador do seu curso para que ele possibilite ações junto ao reitor da sua IES para a celebração de um novo convênio com a UFAL.

 

  1. Sou professor de uma IES pública ou privada e tenho interesse em levar meus alunos de graduação ou ensino técnico para realizar uma visita técnica a algum setor do HUPAA, como devo proceder?

Resposta:O professor interessado em realizar visita técnica em algum setor no HUPAA deve fazer uma solicitação a GEP/HUPAA por meio de formulário próprio e enviar para o e-mail gerencia.ensino@hupaa.edu.br. A gerencia de Ensino solicita parecer do setor sobre o pedido de visita técnica durante um prazo de 5 dias. Após este prazo e sendo o parecer positivo, a GEP autoriza a visita técnica ao solicitante.

 

  1. Gostaria de realizar um estágio voluntário no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. Isto é possível?

Resposta: O estágio voluntário no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes é proibido. As atividades de estágio no HUPAA somente são possíveis se estiverem vinculadas a cursos de graduação da UFAL ou cursos de graduação e ensino técnico de IES que sejam conveniadas a UFAL.  Contudo, é possível a participação como voluntario em projetos de extensão que ocorrem no HUPAA. Estes projetos de extensão fazem seleção de novos voluntários periodicamente por meio de editais específicos. Fique atento as oportunidades e seja um estudante voluntário em um de nossos projetos de extensão.

 

  1. Sou funcionário do HUPAA e gostaria de receber alunos de graduação ou ensino técnico durante meu horário de trabalho, como devo proceder?

Resposta: Deve procurar a UGAGET para realizar um cadastro de preceptor e fazer parte dos grupos de profissionais do HUPAA que contribuem para a construção do conhecimento, habilidades e atitudes dos futuros profissionais. Isto garante a legalidade do preceptor e consequente validação de seus serviços de preceptoria por meio de certificação própria.