Telessaúde Telessaúde

APRESENTAÇÃO

A unidade de Telessaúde une a área de saúde e os conhecimentos gerados pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) para o benefício das ciências da saúde.

A unidade foi foca suas atividades no desenvolvimento da Telessaúde e do Ensino a Distância. Suas principais atividades são:

  • Zelar pelo bom funcionamento da telessaúde no hospital.
  • Propor e desenvolver ações para expansão da telessaúde no HUPAA.
  • Disseminar através de ações educativas a cultura da Educação a Distância no HUPAA.
  • Fortalecer a utilização da telessaúde como ferramenta de ensino nos programas de residência em saúde na capital e no interior.
  • Promover cursos, workshops, congressos, teleconferências e demais eventos científicos utilizando a telessáude.
  • Fortalecer e expandir a utilização da telessaúde como ferramenta de ensino local e a distância na graduação e pós-graduação.
  • Organizar a agenda RUTE considerando os principais SIGs alinhados aos serviços do hospital.
  • Divulgar eventos programados para a telessaúde no âmbito interno e também para toda a comunidade acadêmica.

 

ESTRUTURA

A unidade de Telessaúde dispõe de duas salas, sendo uma de Videoconferência, localizada no mini auditório 2 onde temos uma estrutura com equipamento HDX 7000 da Polycom (câmera, Microfone e TV) exclusivo para videoconferências, e uma sala de webconferência localizada dentro do Centro de Apoio a Pesquisa onde realizamos reuniões de até no máximo 15 pessoas, com uma estrutura de para reuniões um pouco menor onde também dispomos de Datashow computador, webcam e caixa de som.

 

LOCALIZAÇÃO

A Unidade de Telessáude fica localizada no Centro de Apoio à Pesquisa (CAP) do HUPAA.

Telefone: (82) 3202-3923

e-mail: u.telessaude.hupaa@gmail.com

 

SERVIÇOS

 

1. RUTE

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que tem por objetivo apoiar projetos em telemedicina já existentes, bem como incentivar novos trabalhos nas instituições de ensino.

A RUTE oferece infra-estrutura de serviços de comunicação, favorecendo a integração e conectividade entre várias instituições de ensino no país. Atualmente são 139 núcleos em funcionamento estão integrados de forma virtual.

Essa integração ocorre através de reuniões científicas de atualização, discussão de casos clínicos, encontros de gestão, qualificações e defesas de pós-graduação, atividades estas que fortalecem o ensino, pesquisa e gestão das instituições.

 

Grupos de Interesse Especial (SIG) 

 

SIG (Special Interest Groups) são grupos formados por profissionais da saúde ligados a uma especialidade que se reúnem para trocar experiências, discutir casos clínicos e assistir aulas previamente agendadas. Os SIG realizam atividades de ensino, pesquisa, atualização e viabilizam articulação geográfica de iniciativas.

Os encontros são mensais, por videoconferência ou webconferência, e contam com a participação de vários hospitais universitários, bem como outras instituições de ensino, que estão vinculados à Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Podem participar dos SIG alunos de graduação, pós-graduação, especialização, professores, pesquisadores, profissionais de nível superior; profissionais de nível técnico.

Acesse http://rute.rnp.br/sigs  para conhecer os SIG ativos.

 

Atualmente, estamos inscritos nos SIGs:

  1. Medicina do Sono
  2. Telecoloproctologia
  3. Farmacologia e Terapêutica
  4. Doenças Neuromusculares
  5. COVID
  6. Sentinelas em Ação

 

Como participar dos SIG?

Qualquer instituição de ensino pode solicitar participação nos SIG da RUTE! Para se inteirar dos procedimentos, entre em contato com a UTEL/GEP.

 

2. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:

 

 

3. AGENDAMENTOS WEBCONFERÊNCIAS

 

Objetivo: Ofertar suporte técnico e tecnológico aos colaboradores do HUPAA, que necessitem utilizar as ferramentas de webconferência e videoconferência para reuniões, palestras, eventos, grupos de estudo entres outras ações, permitindo o monitoramento de indicadores e o acompanhamento das ações.

 

Como solicitar a utilização de equipamentos para webconferencias?

Clique aqui e preencha o formulário para fazer agendamentos. Quais quer dúvidas ou outras informações entrar em contato com a UTEL no telefone 3202-3923 ou pelo e-mail u.telessaude.hupaa@gmail.com.

A Unidade de Telessaúde tentará disponibilizar sala e equipamento no dia e horário solicitado. Por vezes, será necessário fazer ajustes no horário e data em virtude de outros compromissos pré-agendados com uso dos equipamentos.

 

Calendário de eventos agendados