Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Equipe de Matriciamento do HUSM discute a possibilidade do aborto previsto em Lei

Aborto legal

Equipe de Matriciamento do HUSM discute a possibilidade do aborto previsto em Lei

A Equipe de Matriciamento em Violência Sexual do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) realizou, dia 29 de agosto, um evento de sensibilização sobre o tema Interrupção da gestação nos casos previstos em lei - vítimas em situação de violência sexual. A atividade integra o plano de capacitação da Linha de Cuidado Materno-Infantil. O evento contou com palestrantes da equipe do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas/HMIPV, de Porto Alegre: a médica Sandra Scalco e a psicóloga Ângela Rush. Esteve presente também a representante da Política de Saúde do Estado, a Enfermeira Gisleine Lima da Silva.

O encontro foi destinado aos profissionais do HUSM e convidados. Participaram 158 pessoas. As palestrantes promoveram a discussão sobre o tema, trazendo de forma clara o processo de intervenção realizado no hospital porto-alegrense. No primeiro momento, foi abordada a parte teórica e legal, bem como o histórico da construção do fluxo de atendimento. Em seguida, foi oportunizado diálogo a partir de estudos de caso, onde os participantes puderam debater sobre situações de gestação decorrentes de estupro, os encaminhamentos e as condutas adequadas a cada caso.

No final de setembro, a equipe de Matriciamento em Violência Sexual do HUSM irá participar do 2º Colóquio sobre Abortamento Legal no RS, dia 26 de setembro, no Anfiteatro Carlos Albuquerque do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Segundo a enfermeira Vergínia Rossato, integrante da equipe, está acordado com a Promotoria Federal que, até maio de 2018, o Hospital Universitário de Santa Maria deverá estar cadastrado para o atendimento.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif