Notícias Notícias

Voltar

HUSM investe em novo cabeamento para evitar quedas de energia elétrica

Melhoria na infraestrutura

HUSM investe em novo cabeamento para evitar quedas de energia elétrica

Após investir, no ano passado, na compra de um novo transformador (300KVA) com maior capacidade que o anteriormente instalado (225KVA), a Divisão de Logística e Infraestrutura do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) adquiriu novo sistema de cabeamento. Os cabos, de maior diâmetro, que irão levar a energia elétrica do transformador até o disjuntor geral, que alimenta o prédio da psiquiatria - onde estão serviços como a Unidade Paulo Guedes, o Almoxarifado, a Quimioterapia, o Centro de Tratamento a Criança com Câncer, Centro de Transplante de Medula óssea e o Banco de Sangue – chegam na próxima semana. A tubulação de espera já está pronta.

Segundo o engenheiro elétrico, Tomas Dalla Corte, com o aumento do consumo de energia no verão, o cabeamento antigo, subdimensionado, sofria com o aquecimento e contribuía para desarmar o disjuntor geral que já operava no seu limite da capacidade, o que deixava essas unidades de internação desabastecidas até que o gerador entrasse em funcionamento, e em alguns casos as interrupções podiam durar minutos em eventos em que o disjuntor a jusante do gerador desarmava.

A obra para espera dos novos cabos iniciou em 4 de fevereiro e estima-se que em duas semanas o trabalho seja concluído. Foram investidos cerca de R$ 37 mil na compra e instalação do transformador, em 2018, e R$ 25 mil para compra e instalação dos cabos

Imagens: